Autor Tópico: A pirataria online tem os dias contados em Portugal  (Lida 1740 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

ruimiranda

  • Reformado Sénior
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 303
  • -Recebidos: 24
  • Mensagens: 390
A pirataria online tem os dias contados em Portugal
« em: 30 de Julho de 2015, 19:14 »
Amigos parece que  é desta vez que eles vão  fechar  os reformados e outros  :(

O acordo estava a ser trabalhado há três meses em reuniões promovidas pels Secretaria de Estado da Cultura e que sentaram à mesma mesa de negociações a Inspeção Geral das Atividades Culturais (IGAC) e os operadores de telecomunicações, através da Apritel, a Direção Geral do Consumidor e a DNS.pt, associação que gere o domínio .pt, entre outras entidades.

Jorge Barreto Xavier, secretário de Estado da Cultura, congratulou-se com a celebração do Memorando de Entendimento, que "corporiza um acordo de autorregulação relativo à proteção do direito de autor e dos direitos conexos em ambiente digital", e lembra o caráter pioneiro da iniciativa a nível europeu. "[o memorando] Constitui um exercício de extraordinária responsabilidade cívica assumida numa perspetiva de autorregulação pelas entidades que o subscreveram. 

O Memorando permite agilizar o barramento do acesso a sites com conteúdos piratas, aplicando na prática uma medida de controle de download e streaming de conteúdos ilegais que até agora não tinha sido conseguida de forma expedita, excepto no recente caso do The Pirate Bay.

Na prática o memorando entra em vigor 15 dias depois da assinatura,em meados de Agosto, mas os primeiros pedidos de bloqueio só serão entregues no final do mês, seguindo-se depois um prazo de 15 dias para que os operadores de telecomunicações apliquem a medida de bloqueio.

A APRITEL, a associação que representa os operadores de comunicações, sublinhou que este acordo "é mais um passo no trabalho ativo desenvolvido pelos operadores de Telecomunicações no combate à pirataria e à violação de direitos de autor e de direitos conexos" e adiantou que existiu um consenso alargado para a assinatura deste documento.

 

Como vai funcionar e quando é que os sites vão ser bloqueados?

 

A operacionalização vai ser feita pela MAPINET - Movimento Cívico Antipirataria na Internet, que conta entregar dois blocos de 50 sites com conteúdos pirata por mês ao IGAC, que por sua vez envia o oficio aos operadores para que os endereços Web (DNS)sejam bloqueados, passando a ser exibida aos utlizadores a mensagem de "site indisponível" ou "site não encontrado" quando tentarem aceder a um URL bloqueado.

O critério base para que os sites sejam bloqueados é a identificação de, pelo menos, 500 conteúdos ilegais, ou de dois terços do repositório com obras piratas, mas a MAPINET já tem alguns nomes em mente para o primeiro bloco de denúncias.

Carlos Eugénio, secretário-geral do Movimento, adiantou ao TeK que o fórum osreformados.com e o***** estarão certamente na primeira lista a entregar ao IGAC, onde não faltarão alguns sucedâneos do Wareztuga, que encerrou voluntariamente no início deste mês. Dada a facilidade que estes sites mostram em mudar de endereço, é possivel que sejam "repetentes" nas listas entregues para bloqueio.

O acordo conseguido para o bloqueio do The Pirate Bay foi um dos pontos de partida para este memorando que acaba por ter contornos pioneiros na Europa, onde não existe nenhum caso tão claro de auto-regulação. O bloqueio de DNS está em vigor no Reino Unido, mas obriga a ordem judicial, e os dados recentes mostram que os efeitos na redução do tráfego relacionado com streaming de conteúdos piratas tem sido positivo.

Mesmo assim Carlos Eugénio admite que o acordo não pode ainda ser considerado "excelente" na luta contra a pirataria, mas apenas "ótimo". "A solução excelente seria ter a legislação do nosso lado, mas acreditamos que o Estado não tem de ser o regulador de tudo e sim ser uma parte e patrocinar estes acordos", explicou ao TeK.

O secretário-geral do MAPINET admite que há formas de contornar estes bloqueios, mas que os utilizadores menos techie terão mais dificuldade em o fazer, e que por isso o efeito será positivo, potenciando uma conduta de acesso legal a vídeos e música na Internet.

"O acordo não resolve 100% das situações mas o que conseguimos é muito positivo", justifica.

Os números que têm sido partilhados pelo MAPINET apontam para perdas anuais na ordem de 60 milhões de euros na economia portuguesa decorrente do recurso a conteúdos piratas, mas o próprio movimento admite que é muito dificil fazer uma contabilização fidedigna dos custos.
« Última modificação: 30 de Julho de 2015, 19:21 por pati22 »

MarcoA

  • Reformado Iniciado
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 148
  • -Recebidos: 2
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Re: A pirataria online tem os dias contados em Portugal
« Responder #1 em: 31 de Julho de 2015, 18:07 »
Ainda hoje acedi ao PirateBay...é impossível bloquear a pirataria online, podem estorvar mas acabar?...nops!

Varanda

  • Reformado Juvenil
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 1667
  • -Recebidos: 12
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Masculino
Re: A pirataria online tem os dias contados em Portugal
« Responder #2 em: 31 de Julho de 2015, 18:49 »

Têm que fechar tudo, para abrir o mercado para o netflix...


Rey_Mysterio_619

  • Reformado
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 564
  • -Recebidos: 13582
  • Mensagens: 1051
  • País: pt
  • Sexo: Masculino
Re: A pirataria online tem os dias contados em Portugal
« Responder #3 em: 31 de Julho de 2015, 19:02 »
isso e tudo treta e para mim os reformados não fechao

mmesquita362

  • Reformado Juvenil
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 21
  • -Recebidos: 1
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Feminino
Re: A pirataria online tem os dias contados em Portugal
« Responder #4 em: 31 de Julho de 2015, 22:13 »
 :( Podem manter-nos informados? Seria uma pena perder-vos de vista... se mudarem o endereço avisam? Abraço.

rpqr

  • Reformado Júnior
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 140
  • -Recebidos: 48
  • Mensagens: 136
Re: A pirataria online tem os dias contados em Portugal
« Responder #5 em: 10 de Setembro de 2015, 22:52 »
Viva os reformados, esses governantes de mer... que se fod....
« Última modificação: 10 de Setembro de 2015, 22:58 por rpqr »

gdjm

  • Reformado Sénior
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 4
  • -Recebidos: 67
  • Mensagens: 276
  • País: pt
  • Sexo: Masculino
Re: A pirataria online tem os dias contados em Portugal
« Responder #6 em: 11 de Setembro de 2015, 00:31 »
Isso da pirataria e de se fechar sites, nunca irá acontecer. aliás os governos de cada país ainda não tomaram medidas de fechar e bloquear a net, porque sabem que o pessoal não só arranjaria um jeito de ter acesso à net e de modo gratis. Porque o pessoal pensa não tenho net para fazer o que quero... então xau! desisto do serviço e de a pagar. E se todos fizerem o mesmo acaba-se os impostos de quem adere á net e a paga. isto como está bom vale a pena tomar essas medidas. E depois há a questão de fechar sites. ok! Fecha-se um qualquer site sei lá: "piratadanet" (creio que este site não exista é apenas um exemplo que estou a dar). em que o admin. é o "figueiredo" ok! o site é fechado pelas autoridades... amanhã o admim acima é o "dinis" e o site muda de nome "pirataria para ti (penso que o site não exista). e tudo começa de novo...
G.D.J.M.

joevalve

  • Reformado Júnior
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 336
  • -Recebidos: 74
  • Mensagens: 232
  • Sexo: Masculino
Re: A pirataria online tem os dias contados em Portugal
« Responder #7 em: 30 de Setembro de 2015, 19:00 »
Um das coisas que mais me surpreendeu quando fui ao Brasil em 2006 foi saber da existência na cidade de Joao Pessoa (nordeste) de uma loja aberta ao público (e presumo que fosse legal pois passavam factura e tudo) onde eu encomendava uma série de cds que constavam de uma lista enorme com mais de 50.000 titulos e eles gravavam o cd que eu pretendia pagando um valor de cerca de 1 euro por cd.

Avisaram-me que eu podia ficar sem os cds "pirateados" na alfândega mas mesmo assim arrisquei e trouxe cerca de 50 discos antiquissimos de artistas que eu buscava há muitos anos da era romântica do Brasil (dolores duran, alcione, carmen silva, angela maria, etc) por um valor baixo porque eles fizeram-me depois um desconto especial por serem muitos.

Outros paises, outras mentalidades, outras leis.

Há centenas de sites brasileiros para descarregar música e lá ninguém se parece importar com isso.

Por cá é um escândalo sair um cd por 15 euros e passados alguns meses aparecer por exemplo a Fnac a vender um cd original da Carla Pires (rota das paixões) por 1 euro como sucedeu há pouco tempo no Mar Shoping em Matosinhos e claro que o comprei. Não haveria ali dumping ?