Autor Tópico: [Linux] MELHOR VERSÃO DE LINUX  (Lida 6345 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

155aaf

  • Reformado Iniciado
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 14
  • -Recebidos: 3
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
[Linux] MELHOR VERSÃO DE LINUX
« em: 25 de Agosto de 2013, 12:41 »
Como reformado, e como gosto mais de 8informática do que de passar os dias no café, resolvui há já alguns anos estudar LINUX.
Depois de "milhentas" instalações (Das muitas versões de linux- há para todos os gostos), posso dizer que para iniciados a melhr aplicação (para iniciados como disse), é sem dúvida Linux Mint.
Nesta versão baseada no Ubuntu, saiu já a 15 - Olivia mas há uma versão que é LTS (long term support), que como se sabe quer dizer suporte a longo prazo e, terá atualizações até 2017.
A instalação (depois de recolher o que quer via internet (não há pirataria pois é open source e até há incentivos a instalar este S.O.) é bastante fácil e não estragará o voso windows seja qual for a versão que tenham instalada.
Não necessitam apagar nada e podem manter dois sistemas em paralelo. (para os menos preparados posso dizer que será a instalação do linux a criar a dual-boot)
Para principiarem, vão (no windows que tenham instalado) ao painel de control-Ferramentas administrativas-Gestão de computadores- gestão de discos e aí diminuem o valor do disco retirando-lhe aí uns 30 Gigas (Será suficiente posso garantir)
Formatam o que desanexaram com Fat e podem sair.
Quando começarem a instalar aí o melhor será lerem qualquer coisa ou se puder ser útil enviem mail para que que ajudarei no que puder.
NOTA: No último ano estive a dar aulas de informática na Academia senior da inha terra.

155aaf

  • Reformado Iniciado
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 14
  • -Recebidos: 3
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Re: [Linux] MELHOR VERSÃO DE LINUX
« Responder #1 em: 25 de Agosto de 2013, 12:48 »
Peço desculpa de alguns erros ou palavras mal escritas. Estive agora a rever e passaram algumas palavras.
Mas já agora, acrescento que me faz muita confusão não se aproveitar o Linux pois é tudo grátis e tem muitos milhares de aplicações, está (quase) isento de virus e tem ajuda desinteressada a nível mundial. Vale a pena ler que foi o pai do Linux e tudo o que puderem.

nnico28

  • Reformado Juvenil
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 13
  • -Recebidos: 2
  • Mensagens: 25
  • Sexo: Masculino
Re: [Linux] MELHOR VERSÃO DE LINUX
« Responder #2 em: 25 de Agosto de 2013, 13:54 »
Nunca pensei em instalar o linux, mas quem sabe, tenho um disco externo de 80 gigas que não uso e devo experimentar, o disco onde instalar tem que estar em fat ou nfts?

155aaf

  • Reformado Iniciado
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 14
  • -Recebidos: 3
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Re: [Linux] MELHOR VERSÃO DE LINUX
« Responder #3 em: 25 de Agosto de 2013, 13:59 »
Formate-o em Fat, ex-Fat ou Fat32.
Depois ao introduzir o dvd de instalação (se sabe, altere na BIOS o arranque para que arranque no DVD. Depois é só seguir as indicações. Mesmo que faça "ASNEIRAS" pode sempre alterar desde que não mexa no disco ou partição onde está o windows.
Se necessitar algo mais envie mail que será melhor

JotaCapa

  • Reformado Júnior
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 8
  • -Recebidos: 31
  • Mensagens: 93
  • País: pt
  • Sexo: Masculino
  • Aposentado da Função Pública (SPO).
Re: [Linux] MELHOR VERSÃO DE LINUX
« Responder #4 em: 21 de Setembro de 2013, 08:50 »
Instalar o Linux num HD Externo não tem muito que saber. Aliás, neste momento há pessoal a fazer isso mesmo nos portáteis, não querem ficar sem o Windows, e como tal instala-se num HD externo, o único senão é terem que se lembrar que quando o Laptot reinicia tem que teclar o F12 ou outro F... para aceder aos diversos arranques.

Quanto à formatação do HD Externo, por segurança pode e deve ser formatado pelo Windows em NTFS, pois que durante o período de instalação o próprio linux vai transformar o que necessita em Ext4.

Tenho recomendado que antes de instalarem vejam se a versão que tiraram do Mint, Ubuntu, Fedora, Slack, ou outra se dá com o pc/laptot, pois que neste momento existem versões para todos os tipos de CPU's e motherboards. Se o modo LiveCD funcionar, então pode-se instalar.

patofudido

  • Reformado Juvenil
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 6
  • -Recebidos: 3
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Re: [Linux] MELHOR VERSÃO DE LINUX
« Responder #5 em: 15 de Outubro de 2013, 16:10 »
boas  :) ja falando de outros niveis temos tambem o debian, fedora , suse, destes para mim sendo o fedora core 17 robusto o unico mal ainda no gnu/linux e sim a compatibilidade dos drivers das graficas mas coisa que tem vindo a melhorar a olhos vistos (sem saudades dos tempos dos vesadrivers e framebuffers :-X) nao deixem morrer esto topico linux sorry o off topic :love: :obrigado:

ratattuile

  • Reformado Juvenil
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 9
  • -Recebidos: 5
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
Re: [Linux] MELHOR VERSÃO DE LINUX
« Responder #6 em: 20 de Abril de 2014, 11:37 »
muito bom linux ubuntu qualquer um deles
ja uso a uns 3 anos deixei de lado o windows
aconselho se tiverem duvidas e so diser

ct1

  • Reformado Juvenil
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 21
  • -Recebidos: 9
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Masculino
Re: [Linux] MELHOR VERSÃO DE LINUX
« Responder #7 em: 26 de Abril de 2014, 12:21 »
Sem dúvida nenhuma , depois de experimentar várias distribuições , Linux Mint...
Abraço.

williamcunha

  • Reformado Júnior
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 236
  • -Recebidos: 26
  • Mensagens: 109
  • País: pt
  • Sexo: Masculino
Re: [Linux] MELHOR VERSÃO DE LINUX
« Responder #8 em: 04 de Maio de 2014, 04:59 »
 ^-^

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander


 :cerveja:

patofudido

  • Reformado Juvenil
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 6
  • -Recebidos: 3
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Re: [Linux] MELHOR VERSÃO DE LINUX
« Responder #9 em: 14 de Maio de 2014, 00:36 »
o windows que se cuide.... :cabelo:
com o steam no linux e as  duas fabricantes de graficas a desenvolverem drivers cada vez melhores.....  :carago:

olcarq

  • Reformado Sénior
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 33
  • -Recebidos: 33
  • Mensagens: 326
  • Sexo: Masculino
Re: [Linux] MELHOR VERSÃO DE LINUX
« Responder #10 em: 04 de Junho de 2014, 16:39 »
Fui buscar o Linux Mint 17 Cinnamon mas não o consigo instalar.
O Linux Mint 15 Cinnamon tráz o " mint4win.exe " para clicar e inciar a instalação o 17 não tráz este " exe " e assim não sei como iniciar a instalação.  :carago:  :cabelo:
Alguém pode dar uma ajuda.
 :obrigado:

olcarq

  • Reformado Sénior
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 33
  • -Recebidos: 33
  • Mensagens: 326
  • Sexo: Masculino
Re: [Linux] MELHOR VERSÃO DE LINUX
« Responder #11 em: 05 de Junho de 2014, 08:49 »
Fui buscar o Linux Mint 17 Cinnamon mas não o consigo instalar.
O Linux Mint 15 Cinnamon tráz o " mint4win.exe " para clicar e inciar a instalação o 17 não tráz este " exe " e assim não sei como iniciar a instalação.  :carago:  :cabelo:
Alguém pode dar uma ajuda.
 :obrigado:
Resolvido já está no Portátil

pedropt

  • Reformado Juvenil
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 0
  • -Recebidos: 2
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
Re: [Linux] MELHOR VERSÃO DE LINUX
« Responder #12 em: 16 de Junho de 2014, 21:51 »
Dependendo da prática de cada um e do seu conhecimento sobre linux e a finalidade da distribuição , eu aconselho o Kali linux , esta distribuição linux é apontada para quem tem paçiencia para hacking e detecção de vulnerabilidades em servidores .
O kali linux vem a substituir o famoso backtrack linux .

kali linux
http://www.kali.org/

backtrack linux
http://www.backtrack-linux.org/

no entanto , para quem não tem experiencia em linux então é melhor ficar por uma versão mais simplificada como o ubuntu ou o mint .

antoniocunha

  • Reformado Iniciado
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 66
  • -Recebidos: 2
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
Re: [Linux] MELHOR VERSÃO DE LINUX
« Responder #13 em: 29 de Agosto de 2014, 01:23 »
 :thx:
Como reformado, e como gosto mais de 8informática do que de passar os dias no café, resolvui há já alguns anos estudar LINUX.
Depois de "milhentas" instalações (Das muitas versões de linux- há para todos os gostos), posso dizer que para iniciados a melhr aplicação (para iniciados como disse), é sem dúvida Linux Mint.
Nesta versão baseada no Ubuntu, saiu já a 15 - Olivia mas há uma versão que é LTS (long term support), que como se sabe quer dizer suporte a longo prazo e, terá atualizações até 2017.
A instalação (depois de recolher o que quer via internet (não há pirataria pois é open source e até há incentivos a instalar este S.O.) é bastante fácil e não estragará o voso windows seja qual for a versão que tenham instalada.
Não necessitam apagar nada e podem manter dois sistemas em paralelo. (para os menos preparados posso dizer que será a instalação do linux a criar a dual-boot)
Para principiarem, vão (no windows que tenham instalado) ao painel de control-Ferramentas administrativas-Gestão de computadores- gestão de discos e aí diminuem o valor do disco retirando-lhe aí uns 30 Gigas (Será suficiente posso garantir)
Formatam o que desanexaram com Fat e podem sair.
Quando começarem a instalar aí o melhor será lerem qualquer coisa ou se puder ser útil enviem mail para que que ajudarei no que puder.
NOTA: No último ano estive a dar aulas de informática na Academia senior da inha terra.

manuelsman

  • Reformado Iniciado
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 163
  • -Recebidos: 2
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
Re: [Linux] MELHOR VERSÃO DE LINUX
« Responder #14 em: 14 de Novembro de 2014, 19:33 »
uso o ubunto desde da versao 7.4 e uma maravilha muito fassil de estalar e tai muitas versoes deferentes depende do pc se e antigo ou novo. :D