Autismo - Manual do PECS (Sistema de Comunicação por Figuras) (2ª edição) (2009) *fraty*Titulo : Manual do PECS (em Português) (2ª edição)
Autores : Lori Frost e Andy Bondy
Ano : 2009
Categoria : Ajuda
Tipo de Ficheiro : PDF
Páginas : 400
Tamanho : 59 MB
Quando eu pedi na ultima reunião com a terapeuta da fala da minha mais pequena,se não me queria dar o PECS em formato digital ou em papel,ela disse.me que as profissionais e as terapeutas,não gostavam que isso acontecesse....o que eu fiz,,,,,passado 2 horas já o tinha em Português e em PDF,que agora vos dou.No mundo do autismo....existe todo uma série de métodos em que os Pais a cima de tudo tem de procurar..........e este PECS,desenvolvido desde os anos 80 até hoje,é um dos que para crianças ou mesmo adultos com limitações de fala (ou mesmo nem sequer falar),até com limites de comunicação,inter acção.......enfim é mais um caminho.
PECS foi desenvolvido em 1985 como um sistema de intervenção aumentativa /alternativa de comunicação exclusivo para indivíduos com transtorno do espectro do autismo e doenças do desenvolvimento relacionadas. Usado pela primeira vez num programa em Delaware ‘Delaware Autistic Program’, PECS tem recebido reconhecimento mundial por focar no componente de iniciação de comunicação. PECS não requer materiais complexos ou caros. Foi criado pensando em educadores, famílias e cuidadores, por isso é facilmente utilizado em uma variedade de situações.O PECS começa a ensinar a uma pessoa como dar uma figura de um item desejado para um "colega de comunicação",que imediatamente aceita a troca como um pedido.
O sistema passa a ensinar a discriminação de figuras e como juntá-las formando sentenças.
Nas fases mais avançadas,os indivíduos aprendem a responder perguntas e fazer comentários.
O protocolo de ensino PECS é baseado no livro de BF Skinner,Comportamento Verbal,de tal forma que operantes verbais funcionais são sistematicamente ensinados usando dicas e estratégias de reforço que levarão a uma comunicação independente. Dicas verbais não são usadas,construindo assim início imediato e evitando a dependência de dicas.
O PECS tem sido bem sucedido com indivíduos de todas as idades que possuem graus de comunicação, dificuldades cognitivas e físicas variadas.
Alguns alunos usando PECS também desenvolvem a fala.
Outros podem fazer transição para um sistema de saída de voz.
Os pesquisadores de apoio a eficácia do PECS continuam a a reunir toda a informação que as pesquisas de países de todo o mundo,continuam e bem a reuni-la no próprio manual PECS.
Agora algo mais de info para os meus AMIGOS......
As seis fases do PECS.....e aqui joga-se TUDO.
NUNCA TENTEM ULTRAPASSAR UMA FASE SEM ESTA TER SIDO DE FACTO ULTRAPASSADA.
FASE I
Como se comunicar
Os alunos aprendem a trocar uma única figura para itens ou atividades que eles realmente querem.
FASE II
Distância e Persistência
Ainda usando uma única figura, os alunos aprendem a generalizar esta nova habilidade e usá-la em lugares diferentes, com pessoas diferentes e usando distâncias variadas. Eles aprendem a serem comunicadores persistentes.
FASE III
Discriminação de figuras
Os alunos aprendem a escolher entre duas ou mais figuras para pedir seus itens favoritos. Estes são colocados em uma pasta de comunicação com tiras de Velcro ® onde as figuras são armazenadas e facilmente removidas para a comunicação.
FASE IV
Estrutura de sentença
Os alunos aprendem a construir frases simples em uma tira de sentença usando um ícone "Eu quero" seguido por uma figura do item que está sendo solicitado.
Atributos e Expansão de vocabulário
Os alunos aprendem a expandir suas sentenças, adicionando adjetivos, verbos e preposições.
FASE V
Respondendo a perguntas
Os alunos aprendem a usar PECS para responder à pergunta: "O que você quer?".
FASE VI
Comentando
Agora os alunos aprendem a comentar em resposta a perguntas como: "O que você vê?", "O que você ouve?" e "O que é isso?". Eles aprendem a compor sentenças começando com "Eu vejo", "Eu ouço", "Eu sinto", "É um", etc