Autor Tópico: Autismo - Manual do PECS (Sistema de Comunicação por Figuras) (2ª edição)*fraty*  (Lida 4735 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

fraty

  • Reformado
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 8
  • -Recebidos: 10004
  • Mensagens: 5735
  • País: pt
  • Sexo: Masculino
  • nosce te ipsum
Autismo - Manual do PECS (Sistema de Comunicação por Figuras) (2ª edição) (2009) *fraty*





:info:

Titulo : Manual do PECS (em Português) (2ª edição)
Autores : Lori Frost e Andy Bondy
Ano : 2009
Categoria : Ajuda
Tipo de Ficheiro : PDF
Páginas : 400
Tamanho : 59 MB



:screenshots:

Clicar aqui para ver conteúdo escondido (Passar cursor para mostrar conteúdo)



:download:

 


:notasdicas:

Quando eu pedi na ultima reunião com a terapeuta da fala da minha mais pequena,se não me queria dar o PECS em formato digital ou em papel,ela disse.me que as profissionais e as terapeutas,não gostavam que isso acontecesse....o que eu fiz,,,,,passado 2 horas já o tinha em Português e em PDF,que agora vos dou.No mundo do autismo....existe todo uma série de métodos em que os Pais a cima de tudo tem de procurar..........e este PECS,desenvolvido desde os anos 80 até hoje,é um dos que para crianças ou mesmo adultos com limitações de fala (ou mesmo nem sequer falar),até com limites de comunicação,inter acção.......enfim é mais um caminho.




PECS foi desenvolvido em 1985 como um sistema de intervenção aumentativa /alternativa de comunicação exclusivo para indivíduos com transtorno do espectro do autismo e doenças do desenvolvimento relacionadas. Usado pela primeira vez num programa em Delaware ‘Delaware Autistic Program’, PECS tem recebido reconhecimento mundial por focar no componente de iniciação de comunicação. PECS não requer materiais complexos ou caros. Foi criado pensando em educadores, famílias e cuidadores, por isso é facilmente utilizado em uma variedade de situações.O PECS começa a ensinar a uma pessoa como dar uma figura de um item desejado para um "colega de comunicação",que imediatamente aceita a troca como um pedido.
O sistema passa a ensinar a discriminação de figuras e como juntá-las formando sentenças.
Nas fases mais avançadas,os indivíduos aprendem a responder perguntas e fazer comentários.
O protocolo de ensino PECS é baseado no livro de BF Skinner,Comportamento Verbal,de tal forma que operantes verbais funcionais são sistematicamente ensinados usando dicas e estratégias de reforço que levarão a uma comunicação independente. Dicas verbais não são usadas,construindo assim início imediato e evitando a dependência de dicas.
O PECS tem sido bem sucedido com indivíduos de todas as idades que possuem graus de comunicação, dificuldades cognitivas e físicas variadas.
Alguns alunos usando PECS também desenvolvem a fala.
Outros podem fazer transição para um sistema de saída de voz.
Os pesquisadores de apoio a eficácia do PECS continuam a a reunir toda a informação que as pesquisas de países de todo o mundo,continuam e bem a reuni-la no próprio manual PECS.



Agora algo mais de info para os meus AMIGOS......

As seis fases do PECS.....e aqui joga-se TUDO.
NUNCA TENTEM ULTRAPASSAR UMA FASE SEM ESTA TER SIDO DE FACTO ULTRAPASSADA.

FASE I
Como se comunicar
Os alunos aprendem a trocar uma única figura para itens ou atividades que eles realmente querem.
   

FASE II
Distância e Persistência
Ainda usando uma única figura, os alunos aprendem a generalizar esta nova habilidade e usá-la em lugares diferentes, com pessoas diferentes e usando distâncias variadas. Eles aprendem a serem comunicadores persistentes.
   

FASE III
Discriminação de figuras
Os alunos aprendem a escolher entre duas ou mais figuras para pedir seus itens favoritos. Estes são colocados em uma pasta de comunicação com tiras de Velcro ® onde as figuras são armazenadas e facilmente removidas para a comunicação.
   

FASE IV
Estrutura de sentença
Os alunos aprendem a construir frases simples em uma tira de sentença usando um ícone "Eu quero" seguido por uma figura do item que está sendo solicitado.
   

Atributos e Expansão de vocabulário
Os alunos aprendem a expandir suas sentenças, adicionando adjetivos, verbos e preposições.
   

FASE V
Respondendo a perguntas
Os alunos aprendem a usar PECS para responder à pergunta: "O que você quer?".
   

FASE VI
Comentando
Agora os alunos aprendem a comentar em resposta a perguntas como: "O que você vê?", "O que você ouve?" e "O que é isso?". Eles aprendem a compor sentenças começando com "Eu vejo", "Eu ouço", "Eu sinto", "É um", etc
« Última modificação: 27 de Maio de 2015, 00:34 por Ferro_DG »

Cátia_Pereira

  • Reformado Iniciado
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 0
  • -Recebidos: 2
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Feminino
Re: Autismo
« Responder #1 em: 25 de Novembro de 2013, 18:47 »
Boa noite,

Como posso ter acesso ao manual do PECS? E que através desses sites não consigo.. Pode ajudar-me? Obrigada

fraty

  • Reformado
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 8
  • -Recebidos: 10004
  • Mensagens: 5735
  • País: pt
  • Sexo: Masculino
  • nosce te ipsum
Re: Autismo
« Responder #2 em: 25 de Novembro de 2013, 23:13 »
Boa noite,

Como posso ter acesso ao manual do PECS? E que através desses sites não consigo.. Pode ajudar-me? Obrigada
Minha cara "Cátia",os links estão todos VIVOS,o que tens de fazer.....
exemplo....
carregas neste link :

http://www.mediafire.com/?hqj8f7rf9x3cl0e



irá te aparecer um rectângulo a verde,carregas nele......e já estás a fazer o download.


Se tiveres algum problema....diz-me que eu mando-te para o teu mail. :s;

Cátia_Pereira

  • Reformado Iniciado
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 0
  • -Recebidos: 2
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Feminino
Re: Autismo
« Responder #3 em: 26 de Novembro de 2013, 18:07 »
Hum agora já consegui.. Ontem não estava a dar erro. Fico-lhe muito agradecida  :obrigado:

vania maria fernandes

  • Reformado Iniciado
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 1
  • -Recebidos: 0
  • Mensagens: 1
  • Sexo: Feminino
Re: Autismo
« Responder #4 em: 16 de Agosto de 2014, 01:15 »
Minha cara "Cátia",os links estão todos VIVOS,o que tens de fazer.....
exemplo....
carregas neste link :

http://www.mediafire.com/?hqj8f7rf9x3cl0e



irá te aparecer um rectângulo a verde,carregas nele......e já estás a fazer o download.
Me registrei agora, e consegui fazer o download, porem na hora de visualizar o conteúdo, aparece uma janela pedindo qual o programa usar para ler. O que faço? :(


Se tiveres algum problema....diz-me que eu mando-te para o teu mail. :s;

fraty

  • Reformado
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 8
  • -Recebidos: 10004
  • Mensagens: 5735
  • País: pt
  • Sexo: Masculino
  • nosce te ipsum
Re: Autismo
« Responder #5 em: 16 de Agosto de 2014, 11:58 »

Me registrei agora, e consegui fazer o download, porem na hora de visualizar o conteúdo, aparece uma janela pedindo qual o programa usar para ler. O que faço? :(

Terás que descompactar o ficheiro com o WinRar.Se não tiveres o programa basta uma pequena pesquiza do mesmo,que logo o encontrarás,inclusive aqui no site.

Mas dou-te já uma versão *NoGrp*.

http://www.mediafire.com/?mhk9d90lhch54sg



Vem em formato Zip,o qual conseguiras descompactar a partir do teu próprio Sistema Operativo.
Se ainda assim tiveres problemas,diz-me alguma coisa numa PM.
1 abraço.
*fraty*

fraty

  • Reformado
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 8
  • -Recebidos: 10004
  • Mensagens: 5735
  • País: pt
  • Sexo: Masculino
  • nosce te ipsum
Links mortos substituídos,por deles do mega e do dropbox. :s;

Jeruza do Vale

  • Reformado Iniciado
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 1
  • -Recebidos: 0
  • Mensagens: 1
  • Sexo: Feminino
Links mortos substituídos,por deles do mega e do dropbox. :s;
Eu não consigo baixar o manual do pecs, alguém pode enviar-me via email? ([email protected])

fraty

  • Reformado
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 8
  • -Recebidos: 10004
  • Mensagens: 5735
  • País: pt
  • Sexo: Masculino
  • nosce te ipsum
Eu não consigo baixar o manual do pecs, alguém pode enviar-me via email? ([email protected])
Está tudo bem com os links de descarga. :)
Se não souber como é que deve fazer o download,diga-me alguma coisa. :aqui:
1 abraço.

rosicler

  • Reformado Iniciado
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 0
  • -Recebidos: 0
  • Mensagens: 1
  • Sexo: Feminino
Nao consegue mais baixar, pode enviar no meu email?

fraty

  • Reformado
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 8
  • -Recebidos: 10004
  • Mensagens: 5735
  • País: pt
  • Sexo: Masculino
  • nosce te ipsum
Nao consegue mais baixar, pode enviar no meu email?
Minha cara "rosicler",vou repetir.Com os links está tudo bem e mesmo eu já os confirmei.
agora,o que tens de fazer.....
exemplo....
carregas neste link :

http://www.mediafire.com/?hqj8f7rf9x3cl0e



irá te aparecer um rectângulo a verde,carregas nele......e já estás a fazer o download.

Se mesmo assim não o conseguires,vais a abelhas.pt,inscreves-te e procura pelo utilizador fraty,que aí tens uma pasta só com documentos e livros tecnicos sobre o espectro autista.
Mais alguma coisa é só dizeres.
1 abraço.
*fraty*


P.S. assim que tiveres feito o download,terás de descompactar o ficheiro com o WinRar,e depois para leres o arquivo PDF terás de ter um leitor de PDF.
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2015, 12:23 por fraty »

tarcisfranca

  • Reformado Juvenil
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 46
  • -Recebidos: 3
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Muito Obrigado

Minha esposa prof de crianças e temos down em casa tb.


Esse site é o meu preferido. Parabens.


fraty

  • Reformado
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 8
  • -Recebidos: 10004
  • Mensagens: 5735
  • País: pt
  • Sexo: Masculino
  • nosce te ipsum
Muito Obrigado

Minha esposa prof de crianças e temos down em casa tb.


Esse site é o meu preferido. Parabens.
De nada meu caro "tarcisfranca".
Dizes que em tua casa tens alguém com o síndrome de Down (pelo menos foi o que percebi),desejo-vos FORÇA,e coragem....nunca desistir.
Só quem está nelas é que sabe.
1 abraço.