Autor Tópico: [Tutorial] Como instalar um disco rígido na PLAYSTATION 2  (Lida 12419 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

lyon25

  • Vip
  • Reformado
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 2392
  • -Recebidos: 30402
  • Mensagens: 10819
  • País: fr
  • Sexo: Masculino
[Tutorial] Como instalar um disco rígido na PLAYSTATION 2
« em: 12 de Dezembro de 2010, 19:17 »
Como instalar um disco rígido na PLAYSTATION 2




Deixo aqui este tutorial para que possa servir de ajuda a quem quiser instalar um disco rígido IDE na playstation 2.

Nota: Não serve para as slim's, essas só com disco USB. (exterior)


1-
LISTA DE MATERIAL NECESSÁRIO.
1-a) playstation 2 (he he he, fica aqui na lista só para os que estão menos atentos)
1-b) Adaptador de rede (Ethernet) para playstation 2, que podem comprar online, por exemplo Aqui:


Adaptador de rede (Ethernet) para playstation 2


Um dos locais aonde se pode encontrar online
(Atenção!!! isto é apenas uma pequena dica, cada um compra aonde conseguir melhor preço, não precisa de ser numa loja online)

 

1-c) cartão de memória playstation 2 (não precisa ser o de 8 megas original, o meu é de 16 mb não original e funciona muito bem)

1-d) Um disco original da playstation 1. (serve para obrigar a playstation a ler o cartão de memória no arranque)

1-e) disco rígido IDE. que pode ir dos 10 GB a 2000 GB em tamanho, eu já testei até 350 GB e funcionou ás mil maravilhas, também permitiu ter em simultâneo uma lista interminável de jogos.

Este tutorial é para as playstation 2 antigas ( não as slim's )
Essas playstation 2 (as maiores) trazem uma ranhura na parte de trás (Expansion Bay) que serve para introduzir um disco rígido IDE.


Bainha de expansão


Os primeiros 3 modelos Japoneses não tem esta ranhura (SCPH 10000, SCPH 15000 and SCPH 18000) por isso não são suportados.
O disco rígido Pode ser o oficial da Sony que é muito caro e não foi comercializado em Portugal, tem apenas 40 GB, ou então um disco rígido IDE normal que usamos nos pc's, que pode ser de 10 GB a 2000 GB.

A imagem em baixo mostra a introdução do disco rígido ( já "conectado" ao adaptador de rede ) na expansion bay ( ranhura da playstation 2 )


Introdução do disco na PS2



Os jumper's, do disco rígido têm de estar como master, se o disco não estiver como master, não é reconhecido.
Para quem não sabe, normalmente os discos rígidos trazem legenda para várias opções que os jumper's podem oferecer, no caso do disco não trazer a legenda, dirijam-se à página do fabricante do disco, de certeza que encontram o manual por lá.

Nota: nem todos os discos rígidos são compatíveis com a playstation 2.
A maior parte funciona bem, os Maxtor, hitachi, samsung e seagate, parece que são os mais compatíveis.
Os "western digital" na maior parte dos casos não encaixam nos conectores do adaptador de rede, por isso não convém mesmo comprar propositadamente um disco desta marca, arriscam-se a que depois não o consigam usar na PS2.

Podem Consultar a lista de compatibilidade antes de comprarem o disco ( se ainda não tiverem nenhum ). Aqui:


Lista de compatibilidade de discos Rígidos

 


Partindo do princípio de que já têm todo o material necessário, volto a colocar a lista agora sem imagens e link's:
- Playstation 2
- Adaptador de rede para playstation 2
- Disco rígido IDE
- Cartão de memória para playstation 2
- Um jogo original da playstation 1.

Nota: Para quem já tem um disco rígido IDE, a despesa fica apenas resumida ao valor do adaptador de rede. (à cerca de 3 anos atrás a PT estava a vender o adaptador por 19,90 €, mas a verdade é que já não o consigo encontrar no site da PT.



SOFTWARE NECESSÁRIO

O passo seguinte, consiste em obter todo o software necessário para gerir o disco tanto na Playstation 2 como no PC.

Descarreguem este ficheiro com 84.8 MB.


:download:
HDDMPBR9DVD

:1fichier:
 
:putlocker:
 
:lr:

_______________________________________________________________


:download:
MANUAL

:1fichier:
 
:putlocker:
 
:lr:


Conteúdo Do Ficheiro

- Boot CD: Roda jogos piratas de PS2 em CD (requer SWAP - consulte o manual)
- Boot DVD: Roda jogos piratas de PS2 em DVD (requer SWAP - consulte o manual)
- Browser: Retorna ao browser do PS2
- DMS HDD Dump Tool 1.0: Transfere arquivos de CD/DVD para o HDD
- DMS HDD Format Tool 1.1: Cria/remove particoes/pastas no HDD
- ExecFTPs 0.69: Conexao PS2/PC via FTP
- FAPLink 0.87.1: Transfere ISOs de jogos do PC para o HDD via rede
- HDL Dump Server 0.8.5: Servidor para transferir jogos via rede
- HDLoader: Jogue diretamente do HDD (versao original)
- HDLoader (Clean Retail): Jogue diretamente do HDD (versao original sem patches)
- HDLoader 0.8b + GoW2 Patch: Jogue diretamente do HDD (versao mais atual)
- HDLoader 0.8b + GoW2 Patch (Disk Stop): Jogue diretamente do HDD (versao mais atual)
- LaunchELF 4.12: FTP e administrador de arquivos CD/DVD/HDD/MC/USB/Rede
- MCard Killer: Formatador de Memory Cards (formatacao fisica)
- MCLoader 1.35: Carregador de aplicacoes no Memory Card
- MCManager 0.1: Administrador de Memory Card
- MP3Station 0.1: MP3 Player e ripador de CDs para o HDD
- Naplink! 1.1: Conexao PS2/PC via USB
- NeoCD 0.6c: Emulador de Neogeo CD
- NeoPop 0.1: Emulador de Neogeo Pocket
- PGEN (Codejunkies): Emulador de Sega Megadrive/ Genesis (suporta USB)
- PGEN 1.2: Emulador de Sega Megadrive/ Genesis (versao original)
- PGEN 1.5: Emulador de Sega Megadrive/ Genesis (versao mais atual)
- PS2INFOGB 1.1: Emulador de Gameboy
- PS2INFONES 1.1: Emulador de Nintendo
- PS2Link 1.51: Conexao PS2/PC via rede
- PS2Menu 2.6: Administrador de arquivos CD/DVD/HDD/MC/USB
- PS2MP3 Player SE 1.3: MP3 Player para o PS2
- PS2OS 0.3b: Sistema operacional para o PS2
- PS2PCE 0.5: Emulador de TG16/PC Engine
- PS2Reality Mediaplayer Pro: Mediaplayer para o PS2 CD/DVD/HDD
- PSMS 2.0: Emulador de Sega Mastersystem/ Gamegear
- PVCS 1.3: Emulador de Atari VCS 2600
- SMS 2.0 (Rev.2): Media Player para o PS2 CD/DVD/HDD/USB/Rede
- SNES-Station 0.2.3: Emulador de Super Nintendo
- SNES-Station 0.2.4: HDD Emulador de Super Nintendo (suporta HDD e USB)
- Wonder-Station 0.1: Emulador de Wonderswan



Programas PC (coloque o START DISK do HDD MEGAPACK BR 9 no PC):

- AppListEditor 1.1a Java: Edição da lista de aplicativos contidos no HDD do PS2.
- CDGENPS2 3.0: Gera discos de aplicativos para o PS2
- DVD Decrypter 3.5.4.0: Gravação e geração de ISOs de DVDs de PS2
- FAPLink: Transfere ISOs de jogos do PC para o PS2 via rede
- HDDScriptGen 1.2b Java: Gera scripts de instalação de aplicativos no HDD do PS2
- HDL Dump 0.8.6 + extras: Operações com HDD do PS2 via rede
- InLink (1.32 + 1.37): Conexão PS2/PC via rede
- Java: Instalador do Java Runtime Enviromment
- NAPClient: Conexão PS2/PC via USB
- PAL2NTSC: Conversores de imagem de jogos PAL (europeus) para NTSC
- PS2Client: Realiza operações variadas via FTP no PS2
- WinDIP 1.7: Patcheia DNAS de ISOs de jogos
- WinHIIP 1.76: Transfere jogos para o HDD do PS2 diretamente do PC
- FileZilla 2.2.26a: Cliente FTP grátis para PC
- Simple Launcher: Torna qualquer aplicativo compatível com o DMS HDD Explorer
- RadHostClient: Conexão PC/PS2 via rede
- PS2 Save Builder 0.8x: Crie e converta saves de Memory Cards entre vários formatos.



Resumindo, traz tudo o que é necessário.

Depois de terem o ficheiro descarregado, descomprimam e usem o programa "WinHIIP 1.76" que está dentro da pasta programas de PC, para formatarem o disco rígido que vão usar na playstation 2.
Não se esqueçam de ligar o disco ao PC, e ponham-no como "SLAVE" (usando os jumper's), para não haver conflitos com o disco que tenha o sistema operativo.
No meu caso como tenho discos sata não tenho problemas no arranque do PC, carrego em F8 (motherboard asus) e ponho a arrancar pelo disco sata que tem o sistema operativo. (por isso nunca chego a alterar os jumper's).
O programa "WinHIIP 1.76" é muito fácil de usar, tanto para formatar como para transferir jogos para o disco da playstation 2,
é sem dúvida o meu preferido, há quem prefira transferir por rede (leva muito mais tempo)[/b][/size]


Formatar o disco


Depois de sêr detectado o disco no PC, abram o programa "WinHIIP" e seleccionem o disco que é para usar na playstation 2.




Surge uma janela a indicar um erro, quer dizer que o "WinHIIP" não reconhece como sendo um disco playstation 2.
Fazem "OK".





Então escolham para formatar, em "format drive".
Em "application" escolham "HD LOADER 48 bit" foi a que eu usei , há quem use a 28 bit e fazem "OK".





A partir daqui não postarei mais imagens em relação à formatação, pois senão teria de formatar um dos meus discos, mas não há mais nada de especial a não ser a formatação em si.

Após a formatação, podem desde logo tranferir os jogos para o disco da playstation 2.
Podem transferir os jogos para o disco, usando uma das opcções existentes em "ADD image(s)".
- directamente do CD ou DVD.
- De um iso que esteja num dos vossos discos rígidos.
- Copiar de outro disco já com formatação playstation 2

Depois de completarem a transfêrencia dos jogos, desliguem o PC, retirem o disco (se retiraram) o(s) jumper'(s)  não se esqueçam de voltar a colocar como master.
conectem o adaptador de rede ao disco (Atenção!!! aos pinos para que não os empenem) e encaixem com jeito na ranhura da playstation (depois de retirada a tampa "expansion bay"). apertem os dois parafusos do adaptador de rede á PS2, com uma moeda sem forçar muito para não darem cabo das roscas.
Nota: Não convém fazer movimentos muito bruscos com a playstation, pois o disco que inserimos é uma adaptação e fica com folga no invólucro (podem por exemplo usar enchimento lateral por ex: com esferovite, não convém é camuflar o disco todo para evitar aquecimento excessivo), provavelmente se fosse o disco original da sony não teria essa folga.



Gerar o Disco de instalação

Para se gerar o disco de instalação, que serve para passar os dados para o cartão de memória e para o disco rígido da playstation 2, é um processo muito simples.

Na pasta aonde descomprimiram os ficheiros que descarregaram com 49 MB, está um ficheiro "setup" (HDD MegaPack br...), cliquem nele e façam a instalação desse programa no PC, depois de instalado executem-no:

Em sistema do PS2, escolham sitema europeu:




Insiram um disco da playstation 1 na drive (leitor de cd's)
Nota: Atenção esse disco é o que vai passar a ficar na playstation 2 sempre que quiserem jogar através do disco rígido, serve para se poder a arrancar com este método.

Cliquem em "Obter Game ID de um Arquivo SYSTEM.CNF".




Procurem a drive aonde inseriram o cd da playstation 1 e escolham o ficheiro "SYSTEM" e cliquem em abrir.



Ficarão com o disco praticamente pronto a ser gerado.



Deixo aqui a legenda da imagem em cima.

1- é o ID do cd da playstation 1 que colocaram no leitor de cd's.
cada jogo tem o seu ID (número) por isso não se guiem por esse nº que está na foto.

2- É o sistema que a playstation 2 tem, para quem está em portugal normalmente é "Europeu".

3- Escolham um caminho para aonde querem que o cd depois de sêr gerado vá parar.

4- Esse arquivo "Dummy" apenas serve para tornar maior o cd de instalação. Para quem tiver dificuldades em lêr cd's na playstation 2, aconselha-se a pôr um arquivo maior (máximo 200 MB)

A seguir cliquem em gerar CD e esperam até ficar pronto a gravar.
Depois de pronto gravam o CD que foi gerado, com o nero ou alcohol 120%, ou com outro programa que serve para gravar jogos da playstation. (o dvd decrypter não serve, só grava dvd's).
gravem a baixa velocidade para evitar erros, assim como fazem quando gravam os jogos.

Depois de gravado e já com o disco rígido inserido  na Playstation 2 através do adaptador de rede, é preciso ler na PS2 o CD gerado.

- Um dos modos é usar o swapmagic (para lêr cd's)
- Outro modo é com chip instalado.
- Se não tiverem nem uma coisa ou outra, mas se um amigo vosso tiver a playstation 2 chipada, podem fazêr na dele.
Só é preciso "Swapmagic" ou "Chip" a primeira vêz que se usa, até os dados passarem para o cartão de memória.

Nota: Junto aos ficheiros que descomprimiram, estão manuais em português que podem ajuda-los no caso de dúvidas, mas não hesitem em perguntar aqui neste tópico sobre o assunto, farei tudo o que estiver ao meu alcance para os ajudar.

Cumprimentos...
« Última modificação: 08 de Junho de 2013, 12:04 por lyon25 »

quim-roscas

  • Visitante
Re:[Tutorial] Como instalar um disco rígido na PLAYSTATION 2
« Responder #1 em: 12 de Dezembro de 2010, 19:39 »
Grande tutorial boss.

Vai dar jeito a muito gente. Excelente trabalho.  :thx: :D

jsawyer

  • Reformado
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 0
  • -Recebidos: 69
  • Mensagens: 1507
  • Sexo: Masculino
Re:[Tutorial] Como instalar um disco rígido na PLAYSTATION 2
« Responder #2 em: 12 de Dezembro de 2010, 20:00 »
Muito bom :o

KyoS

  • Reformado Sénior
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 43
  • -Recebidos: 8
  • Mensagens: 305
  • Sexo: Masculino
Re:[Tutorial] Como instalar um disco rígido na PLAYSTATION 2
« Responder #3 em: 13 de Dezembro de 2010, 12:01 »
muito mas mesmo muito bom!!!

 :o

 :D
_ já alguém aqui disse que quem não partilha é egoísta?? _

kgbnpv

  • Reformado
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 51
  • -Recebidos: 41
  • Mensagens: 523
  • País: ru
  • Sexo: Masculino
Re: [Tutorial] Como instalar um disco rígido na PLAYSTATION 2
« Responder #4 em: 21 de Junho de 2011, 01:19 »
Muito obrigado pelo bom tutorial que nos partilhas-te, de muito bom entendimento e tudo, eu por acaso tenho o Swap

 3.6 e já tenho o freeboot instalado no cartão de memória à muito tempo, mas isto assim nem era preciso queimar CD´s nem DVD's,

só não tenho é o disco da station 1 agora a Playstation 2 com o Expansion Bay tenho. a minha é a SCPH 9xxxxxxx e até me parece

bastante fácil, ainda vou comprar um disco e testar, eu ando sempre a inventar, ;; a minha não tá chipada tá de origem, mas como dá

para fazer com o Swap 3.6 é limpinho... Só mais uma dúvida esse programa que baixamos e o disco que geramos não é basicamente a mesma coisa daquele que se compra online por exemplo do HDDAdvance?
:obrigado:

E mais um obrigado ao lyon também por me ter informado deste tuto. :cerveja:
« Última modificação: 21 de Junho de 2011, 01:38 por kgbnpv »

gorila

  • Reformado Sénior
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 0
  • -Recebidos: 67
  • Mensagens: 274
  • País: pt
  • Sexo: Masculino
  • Dude, this is pretty fucked up right here...
Re: [Tutorial] Como instalar um disco rígido na PLAYSTATION 2
« Responder #5 em: 21 de Junho de 2011, 09:54 »
Tutorial impecável  :s;

É pena eu ter a slim, quando eu a comprei em 2004 ou 2005 achei que era a coisa mais bonita do mundo, mas realmente parece que o tijolo tem muitas vantagens. Eu até uso um disco rígido externo de 1TB com uma partição formatada para a PS2 mas a lista de compatibilidade de jogos é tão pequena  :(

lyon25

  • Vip
  • Reformado
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 2392
  • -Recebidos: 30402
  • Mensagens: 10819
  • País: fr
  • Sexo: Masculino
Re: [Tutorial] Como instalar um disco rígido na PLAYSTATION 2
« Responder #6 em: 21 de Junho de 2011, 11:19 »
... mas isto assim nem era preciso queimar CD´s nem DVD's...

Realmente não precisamos mesmo de queimar CD´s nem DVD's a não ser em jogos que não são compatíveis com o HD, para esses temos mesmo de queimar, e já me deparei com muitos que não são compatíveis (esse é o aspecto menos bom deste sistema), se bem que alguns depois de aplicados certos patchs passam a ser compatíveis.

...só não tenho é o disco da station 1 agora a Playstation 2 com o Expansion Bay tenho. a minha é a SCPH 9xxxxxxx e até me parece bastante fácil...

É mesmo necessário ter um disco da playstation 1 (tenta ver se algum amigo tem algum ou então comprar um nessas casas que vendem jogos usados (Cash Converters e outras do género... ou nas grandes superfícies, Jumbo, Continente por vezes Têm promoções de jogos da PS1 a preços simbólicos), pois ele serve precisamente para o arranque do HDD, porque os jogos da PS1 ao arrancarem procuram sempre informação sobre o jogo no cartão de memória, só assim ao fazer essa busca ao cartão de memória no arranque, é possível carregar a informação sobre o HDD que está inserida no cartão de memória, os discos da PS2 já têm um arranque diferente, não procuram informação no cartão de memória, daí não servirem para o efeito.

É realmente relativamente fácil de manusear, eu até me servia da PS2 para ver na TV da sala MP3 (Música), AVI (Filmes) o disco do PC por rede sem fios ou com cabo de rede, inclusive dá para mudar a cor das legendas no menu da PS2.

...ainda vou comprar um disco e testar, eu ando sempre a inventar, ;; a minha não tá chipada tá de origem, mas como dá para fazer com o Swap 3.6 é limpinho...

A minha também foi com Swap 3.6, não está chipada e funcionou na perfeição,  :s;


Só mais uma dúvida esse programa que baixamos e o disco que geramos não é basicamente a mesma coisa daquele que se compra online por exemplo do HDDAdvance?[/b][/color]

Penso que não é exactamente a mesma coisa, este está crackado e também não esquecer que no disco que geramos são incluídos os dados do disco da PS1 (tem o ID do disco que temos de usar no arranque), esse mesmo disco gerado ao ser usado (basta 1 vez), envia as informações necessárias tanto para o cartão de memória como para o disco rígido, portanto.... depois desse informação estar lá inserida, para arrancar bastará ter o tal disco da PS1 na PS2 e os jogos no disco rígido... e também não será necessário usar o swap magic.


Tutorial impecável  :s;

É pena eu ter a slim, quando eu a comprei em 2004 ou 2005 achei que era a coisa mais bonita do mundo, mas realmente parece que o tijolo tem muitas vantagens. Eu até uso um disco rígido externo de 1TB com uma partição formatada para a PS2 mas a lista de compatibilidade de jogos é tão pequena  :(

Não sei se a lista de compatibilidade é igual para o disco rígido IDE... mas presumo que sim, posso estar enganado, pois nunca usei, mas pelos comentários lidos há cerca de 3 anos atrás pelo menos os loads do disco IDE eram mais rápidos do que por USB.

Cumprimentos...

lyon25

  • Vip
  • Reformado
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 2392
  • -Recebidos: 30402
  • Mensagens: 10819
  • País: fr
  • Sexo: Masculino
Re: [Tutorial] Como instalar um disco rígido na PLAYSTATION 2
« Responder #7 em: 21 de Junho de 2011, 13:35 »
Brevemente o tutorial irá ser actualizado para a ultima versão HDDMPBR9  :s;

lyon25

  • Vip
  • Reformado
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 2392
  • -Recebidos: 30402
  • Mensagens: 10819
  • País: fr
  • Sexo: Masculino
Re: [Tutorial] Como instalar um disco rígido na PLAYSTATION 2
« Responder #8 em: 08 de Junho de 2013, 12:07 »
- Links de download actualizados
- actualizado para a versão HDDMPBR9DVD


:topactu: