Autor Tópico: 330 sites foram bloqueados por partilharem conteúdos protegidos  (Lida 1791 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

puto 22

  • Visitante
330 sites foram bloqueados por partilharem conteúdos protegidos :windows:




:features:

Ao longo deste último ano, lemos e sentimos a acção da MAPINET (Movimento Cívico Antipirataria na Internet) que detectava sites com conteúdo ilegal (e não só) e alertava os operadores de telecomunicações e a IGAC, entidade que determina o bloqueio.

Ficamos a saber agora que em menos de um ano, estas entidades foram responsáveis por barrar o conteúdo de 330 sites. Acção que contribuiu, segundo os responsáveis, para a “sensibilização dos consumidores sobre a prática de actos ilegais”.

Em menos de 365 dias, foram bloqueados 330 sites

A informação é veiculada pelo JN, extraída de um colóquio sobre direitos de autor e direitos conexos. Este evento decorreu esta quinta-feira em Lisboa e foram revelados dados importantes sobre as acções preconizadas pelas entidades envolvidas.

António Paulo Santos, director executivo da Associação Portuguesa de Defesa de Obras Audiovisuais (FEVIP), deu a conhecer que em menos de um ano 330 ‘sites’ tiveram o acesso bloqueado por partilharem na Internet conteúdos que estão protegidos por lei.

Estas acções de bloqueio levadas a cabo pelas operadoras estão autorizadas num Memorando de Entendimento, assinado em Julho de 2015 entre 17 entidades, e os valores atingidos fazem de Portugal um caso de estudo no espaço europeu.

Em Portugal, as entidades representadas nesse memorando são a Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC), a Direção-Geral do Consumidor e associações que representam editoras livreiras, discográficas, operadoras de telecomunicações, imprensa, artistas e autores.

Serão estas medidas eficazes?

A questão que se coloca visa perceber se as acções são eficazes, se os resultados são visíveis. Para responder a esta e outras questões, o jurista Victor Castro Rosa referiu no colóquio que “nenhuma destas medidas é totalmente eficaz, mas é a mais proporcional e a que tem menos custos. É um mecanismo simples e que funciona”.

No colóquio foram também ouvidos testemunhos por parte das operadoras de telecomunicações, Daniela Antão, secretária geral da APRITEL, Anastasia Chaidron, assessora jurídica para a Europa da Associação de Obras Audiovisuais dos Estados Unidos, entre outros responsáveis por áreas ligadas ao processo de bloqueio. A coesão dos discursos sublinha a eficácia das acções, o baixo custo o o sucesso conseguido.

Do colóquio saiu também a informação que o bloqueio dos referidos 330 ‘sites’ representou a retirada da Internet de cerca de 84 milhões de obras partilhados ilegalmente.



:screenshots:

Clicar aqui para ver conteúdo escondido (Passar cursor para mostrar conteúdo)



:notasdicas:

Créditos: pplware

dragao007

  • Reformado Júnior
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 5
  • -Recebidos: 24
  • Mensagens: 96
  • País: pt
  • Sexo: Masculino
Re: 330 sites foram bloqueados por partilharem conteúdos protegidos
« Responder #1 em: 12 de Maio de 2016, 19:12 »
( a eficácia deles.....) isto só dá para  :chorando:
Parem não posso mais, ;; choro tanto de me rir.
Quase segundo eles um por dia.
Resultado DVDs, cds, e afins esgotaram as vendas, até vão empregar mais pessoal, pois não dão vazão.  ;;
A isto sem comentários. Normalmente isto é como aquela história da HYDRA, corta-se uma cabeça aparecem duas.

dragao007

  • Reformado Júnior
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 5
  • -Recebidos: 24
  • Mensagens: 96
  • País: pt
  • Sexo: Masculino
Re: 330 sites foram bloqueados por partilharem conteúdos protegidos
« Responder #2 em: 12 de Maio de 2016, 19:13 »
É verdade, não sei até que ponto o que estão a fazer é legal. ;)

irukanjji

  • Reformado Sénior
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 770
  • -Recebidos: 1521
  • Mensagens: 481
  • País: pt
  • Sexo: Masculino
Re: 330 sites foram bloqueados por partilharem conteúdos protegidos
« Responder #3 em: 13 de Maio de 2016, 00:10 »
 :pensa:  O que era engraçado, era saber quantos é que foram criados, pois por cada 1 que bloqueiam, logo surgem mais 2 ou 3  :love:

gdjm

  • Reformado Sénior
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 4
  • -Recebidos: 67
  • Mensagens: 276
  • País: pt
  • Sexo: Masculino
Re: 330 sites foram bloqueados por partilharem conteúdos protegidos
« Responder #4 em: 13 de Maio de 2016, 14:47 »
é estranho, o site os reformados.com (que por acaso é este), à qual eu estou a responder neste momento também está bloqueado, mas eu estou a ter acesso a ele graças ao Zenmate VPN. Enfim eu reclamei para a operadora NOS e o rapaz que me atendeu disse-me use o tal programa acima descrito e o seu problema se resolverá. Afinal, estes gaijos da mapinet usam cadeados, mas oferecem aos utilizadores da internet a chave do mesmo... enfim é ridiculo! Eu fui à fnac e lá não deu para entrar pois estáva milhares de pessoas a comprarem cd's e dvd's enfim...
G.D.J.M.

eumesmo_pt

  • Reformado Júnior
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 632
  • -Recebidos: 24
  • Mensagens: 61
  • Sexo: Masculino
Re: 330 sites foram bloqueados por partilharem conteúdos protegidos
« Responder #5 em: 13 de Maio de 2016, 15:34 »
é estranho, o site os reformados.com (que por acaso é este), à qual eu estou a responder neste momento também está bloqueado, mas eu estou a ter acesso a ele graças ao Zenmate VPN. Enfim eu reclamei para a operadora NOS e o rapaz que me atendeu disse-me use o tal programa acima descrito e o seu problema se resolverá. Afinal, estes gaijos da mapinet usam cadeados, mas oferecem aos utilizadores da internet a chave do mesmo... enfim é ridiculo! Eu fui à fnac e lá não deu para entrar pois estáva milhares de pessoas a comprarem cd's e dvd's enfim...
Só é necessario alterar os DNS do dispositivo com o qual acedem aos sites, seja ele computador ou telemovel ou tablet, não é necessário mainada!

alexba

  • Reformado Iniciado
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 1400
  • -Recebidos: 0
  • Mensagens: 7
Re: 330 sites foram bloqueados por partilharem conteúdos protegidos
« Responder #6 em: 13 de Maio de 2016, 21:35 »
Não há uma lista dos sites bloqueados? :)