Apple desligará câmara de iPhones que gravarem concertos
Os utilizadores do iPhone poderão em breve ser impedidos de filmar concertos ao vivo, na sequência de uma nova tecnologia que a Apple vai lançar.
Os planos passam por um software que detecta quando um utilizador está a tentar captar em imagem um concerto ao vivo e desliga a câmara automaticamente, impedindo a filmagem.
Se um aparelho iPhone for segurado no ar e usado para filmar durante os concertos, os sensores infra-vermelhos detectam.
Os sensores contactam então o iPhone e desligam a câmara, não interferindo com as capacidades de enviar mensagens ou fazer chamadas.
A tecnologia vem responder às exigências de organizadores de eventos e de emissoras que detêm direitos de exclusividade sobre os eventos.
Estas companhias queixam-se que os utilizadores filmam os eventos e depois publicam as imagens em sites como o Youtube, onde todos poder ver sem pagar.
A patente foi registada há 18 meses e, caso se mostre bem sucedida, ajudará a Apple a negociar com editoras para vender conteúdos via iTunes, segundo o The Sun.
Será?