Autor Tópico: O que é "Pitês" ??  (Lida 580 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

gandalf

  • Reformado
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 47
  • -Recebidos: 289
  • Mensagens: 1084
  • Sexo: Masculino
  • Graças a Deus muitas, graças com Deus poucas!!
O que é "Pitês" ??
« em: 02 de Maio de 2010, 23:17 »
Leiam este texto!!  :) :)


Um dia vi num fórum num sítio da internet o seguinte aviso: “Por favor NÃO ESCREVAM em pitês. Dificulta a compreensão dos mesmos, e desvirtua a nossa língua. Escrevam no vosso melhor português.”
Eu não fazia ideia o que era “pitês” e tentei descobrir! Rápido descobri que “Pitês” é um modo de escrita tipo mensagens de telemóvel.
Caracteriza-se essencialmente pela utilização abusiva da letra “X” em todas as palavras que tenham “S” ou”Ç” para se tornar mais rápido e encurtar palavras!
Também se pode incluir aquelas mensagens que não possuem qualquer pontuação deixando o utilizador que a recebe sem perceber se aquilo é uma afirmação, exclamação ou pergunta! A palavra “pitês” deriva de duas palavras: pitas e português. “Pitas” porque é no sexo feminino e na adolescência que se nota mais o tipo de escrita e “português” por razões óbvias!
Todos os que escrevem mensagens utilizam um pouco este método de escrita mas o “pitês” em si é exclusivo de adolescentes ou pessoas adultas mas com mentalidade de tal.
Por exemplo a palavra: “passaste” Se for um adolescente escreve “paxaxt”, se for alguém que escreve com pitês só para encurtar escreve: “pasaste”.
Portanto o pitês poderá dividir-se em dois casos: os que escrevem exageradamente com “X” e os que escrevem somente para ser rápido, encurtar palavra ou substituindo o “Ç”.
Felizmente há fóruns que condenam este tipo de escrita e adultos que a utilizam moderadamente… …onde iria para o nosso bom português!?


Márcio Barreto
26/11/2008

Ferro_DG

  • Ferro-Sama
  • Administrador Reformado
  • Reformado
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 383
  • -Recebidos: 6902
  • Mensagens: 6786
  • País: jp
  • Sexo: Masculino
    • AniDB - My Anime List
Re:O que é "Pitês" ??
« Responder #1 em: 02 de Maio de 2010, 23:50 »
 ;; ;; ;; ;; ;;

isto merece uma salva de palmas :D

embora condene algumas informaçoes desse texto. especialmente quando identificam o genero de pessoas que usa esta moderna linguagem. toda a gente usa e nao e por isso que somos pitos e atrasados, a que saber e ter limites.

eu uso, gosto e não me importo (mas nao e de larangie  ;;) e apoio o uso do pites para facilitar.

mas se a pessoa ve que realmente isso lhe esta a alterar o conhecimento do verdadeiro portugues convem acalmar com o pites!


DarkSlayer_PT

  • Reformado Sénior
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 588
  • -Recebidos: 137
  • Mensagens: 370
  • País: pt
  • Sexo: Masculino
Re:O que é "Pitês" ??
« Responder #2 em: 03 de Maio de 2010, 00:54 »
eiiiiiiii kerem ver k eu sou um Pitês????

lol

gandalf

  • Reformado
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 47
  • -Recebidos: 289
  • Mensagens: 1084
  • Sexo: Masculino
  • Graças a Deus muitas, graças com Deus poucas!!
Re:O que é "Pitês" ??
« Responder #3 em: 03 de Maio de 2010, 00:56 »
eiiiiiiii kerem ver k eu sou um Pitês????

lol

 ;; ;; não escrevas pelo menos aqui no fórum!  :s;