Autor Tópico: Privacidade, limpar o cache de DNS  (Lida 865 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

bairradino_52

  • Visitante
Privacidade, limpar o cache de DNS
« em: 18 de Janeiro de 2013, 14:24 »
Privacidade, limpar o cache de DNS


Limpar cache DNS

Em princípio que todos nós pensamos que, se você excluir o histórico do navegador, ou usa o modo de navegação privado, ninguém pode saber os sites visitou... mas isso não é inteiramente verdade.

Um componente de nosso existe so (sistema operacional) que foge para as funcionalidades de privacidade e os navegadores mais comuns (Firefox, Chrome e Internet Explorer), é o cache DNS, um registro onde a evidenciação de IP endereços, domínios e variedade de lugares que você visitou para agilizar os tempos futuros de informações de acesso.

Para consultar estes dados, vá para iniciar / executar e lá digite cmd em área aberta. Clique em OK, o prompt de janela, aqui digite ipconfig/displaydns e pressione Enter. Com isso, vamos ver o cache DNS dos últimos sites visitados.

Podemos usar isso por exemplo: para espionar a atividade dos nossos filhos na internet, embora borrren, histórico de navegação, mas cuidado... por outro lado, também pode comprometer a nossa política de privacidade, especialmente se partilhamos o seu PC com outros especialistas membros ou amigos família, pelo que pode querer-nos saber como excluir / renovar o Cache de DNS.


Para renovar o cache DNS em sistemas Microsoft Windows

(Windows XP, 2003, 2000):

-Menu Iniciar-> comando-> tipiar o comando "cmd"

At - o tipo de prompt de comando ipconfig/flushdns

-Pronto, agora seu sistema renovou o cache de DNS.



(Windows 7, Vista):

-Clique em Iniciar e digite na caixa de pesquisa do cmd (não pressione Enter).

-Nos resultados da pesquisa que são apresentados, botão direito do mouse e "cmd" e clique em executam como administrador.

-No prompt de comando, digite ipconfig/flushdns e agora sim, pressione Enter.

Para executar este procedimento em sistemas Linux, você deve reiniciar o daemon nscd:
1. Abra a janela do terminal (o local pode variar de acordo com a distribuição).
2. Renueve seu DNS cache por reiniciar o daemon com 'nscd' e restaurandolo com o seguinte comando: /etc/rc.d/init.d/nscd restart

1 Se você fazer manual parar e iniciar o "daemon" com os seguintes comandos:
/etc/rc.d/init.d/nscd paragem
/etc/rc.d/init.d/nscd-início
2. Digite "logout" e pressione a tecla 'Enter' para fechar a janela...
Renovar os sistemas DNS cache Mac OS:

10.4 (Tiger)
1. Abra a sua janela de terminal (localizado em/aplicativos/utilitários).
2. Renueve seu cache DNS, com as seguintes linhas de comando: lookupd - flushcache
3. Digite "logout" e pressione a tecla 'Enter' para fechar a janela.
10.5 (Leopard)
1. Abra a sua janela de terminal (localizado em/aplicativos/utilitários).
2. Renueve seu cache DNS com a seguinte linha de comando: dscacheutil - flushcache
3. Digite "logout" e pressione a tecla 'Enter' para fechar a janela.

Bem, até agora, vimos como exibir o cache DNS e aprendemos a limpá-lo, mas...



O que é cache DNS?

Quando escrevemos um endereço da web no navegador da web e pressionado Enter, estamos a enviar uma consulta para um servidor DNS. Se a consulta for bem-sucedida, o site abre; caso contrário, você receberá uma mensagem de erro.

Estes log de consulta de correto e incorreto é salvo em um local de armazenamento temporário de equipamento chamado cache de DNS. DNS sempre verifica o cache antes de fazer uma consulta para um servidor DNS e se verificar que um registro corresponde à consulta, usa esse registro em vez de enviar uma consulta DNS para o servidor. Isto permite consultas ser mais rápido e reduz o tráfego na rede e Internet.

Microsoft
Por que limpar o cache DNS?

Além do que vimos no início (proteger a nossa privacidade) e segundo nos tem Microsoft no parágrafo acima: ao visitar um site, o Windows tenta acelerar a abertura do mesmo, colocando as informações de DNS de página no cache do DNS em nossos PCs.

Isso é normal, até você encontrar problemas com a rede, o servidor DNS ou mesmo com a página da web em questão.

O cache DNS armazenado no nosso positivo e negativo entradas unid.
Os positivos são aqueles em que a "pesquisa de DNS" foi bem sucedida e que poderia se conectam à web que queríamos Visualizar.

Entradas negativas são aquelas que são registrados como resultado de uma tentativa fracassada de "Pesquisa de DNS" que nos impediu de acessar o site.
O problema surge quando o cache DNS salva estas entradas negativas e, embora a web já está disponível e pode ser acessado sem problemas, o Windows irá continuar nos dizendo 'Erro de DNS!'.

Portanto, para resolver este problema e evitar essas entradas negativas a se acumular no cache do DNS do PC, teremos de fazer a limpeza de vez em quando, como eu expliquei acima.

Fonte: vários

O que é o DNS

Sistema de nomes de domínio, ou DNS (em espanhol: sistema de nome de domínio) é um sistema de nomenclatura hierárquica para computadores, serviços, ou qualquer recurso conectado à Internet ou uma rede privada. Este sistema associados informação variada, com nomes de domínio atribuídos a cada um dos participantes. Sua função mais importante é o de traduzir nomes de inteligíveis (resolve) para os seres humanos em binários identificadores associados com computadores conectados à rede, isto com o objetivo de ser capaz de localizar e resolver essas equipes em todo o mundo.

O DNS é um banco de dados distribuído e hierárquico que armazena informações associadas a nomes de domínio em redes como a Internet. Embora como banco de dados DNS é capaz de associar informações diferentes para cada nome, usos mais comuns são a atribuição de nomes de domínio para endereços IP e o local dos servidores de e-mail para cada domínio.

O mapeamento de nomes para endereços IP é certamente a característica mais conhecida dos protocolos DNS. Por exemplo, se o endereço IP do site FTP da prox.mx é 200.64.128.4, a maioria das pessoas atinge neste computador, especificando ftp.prox.mx e não o endereço IP. Além de ser mais fácil de lembrar, o nome é mais confiável. Endereço numérico poderia mudar por vários motivos, sem ter que mudar o nome.

Inicialmente, o DNS nasceu da necessidade de lembrar facilmente os nomes de todos os servidores conectados à Internet. Inicialmente, o SRI (agora SRI International) alojado um arquivo chamado HOSTS que continha todos os nomes de domínio conhecido (tecnicamente, existe - a maioria dos sistemas operacionais de hoje pode ser configurada para verificar seu arquivo hosts). O crescimento explosivo da rede fez com que o sistema de nomes centralizado em hosts arquivo não é prático, e em 1983, Paul Mockapetris publicou as RFCs 882 e 883, definindo o que hoje evoluiu para o moderno DNS. (Essas RFCs foram obsoletos pela publicação em 1987 das RFCs 1034 e 1035).

Espero que sirva de ajuda