Américo Botelho ... Estrelas Feliciano David ... Pompeu Manuel de Azevedo ... Street singer Nascimento Fernandes ... Shop owner Fernanda Matos ... Teresinha Rafael Mota ... Rafael
:sinopse:
Aniki-Bóbó é a história de um triângulo amoroso, cujo vértice culmina em Teresinha. Carlitos e Eduardinho são dois rivais que tentam ganhar a afeição da jovem rapariga. Enquanto que Eduardinho é um líder extrovertido e engatatão, Carlitos é o oposto, introvertido e instrospectivo.
Comentário:
A crítica que tanto repudiou este filme aquando a sua estreia em 1942, passado em 68 anos resolve aplaudi-lo de pé e aclama-lo como uma obra-prima do cinema português. Sem dúvida que é um filme emblemático, cujo tempo acaba por lhe dar as características de um bom vinho do porto e confere a quem o vê, uma nostálgica saudade de uma cidade que ainda mantém muitos dos seus traços. Aniki-Bóbó deve ser aconselhado, não só como peça seminal do cinema português mas também do seu realizador. Uma obra atípica a quem está acostumado à linguagem mais teatral do cinema de Manoel de Oliveira, e nesse sentido, Aniki-Bóbó é uma refrescante estreia, pois permite constatar que já existiu frescura e inocência no Cinema Português. Perdoa-se a inexperiência dos actores, pela sua inocência. A infância que é retratada aqui não se resume unicamente às infantilidades. Carlitos, tem dilemas morais, remorsos que facilmente poderiam ser subvalorizados num outro contexto. Sejamos sinceros, o argumento de Aniki-Bóbó actualmente poderia representar um comic-relief de uma série de fim de semana, mas Manoel de Oliveira, trata os seus actores com seriedade e não menospreza as suas vontades ou sentimentos. Será que é injustiça afirmar que Aniki Bóbó é uma obra ingénua tanto por parte dos actores como por parte do realizador? Penso que não será de todo insultuoso, muito pelo contrário.Tal como Carlitos, que só queria obter o apreço de Teresinha, também Manoel de Oliveira quis honrar os portuenses com Aniki-Bóbó, e nesse aspecto não é de admirar que a sua má recepção tenha sido recebida com um misto de decepção. Aniki-Bóbó soube esperar algumas décadas e da ingenuidade da inocência, transformou-se num filme adulto e sapiente, pronto para ser aclamado como peça fundamental do nosso cinema.