Curso de Fotografia Digital Planeta DeAgostini (2009) *KikoLyne*(http://www.niobo.net/images/cursofoto.jpg)
Site OficialClicar aqui para ver o conteúdo / Clicar para ocultar
Não tem permissão para ver links Registar-se:info:
Nome: Curso de Fotografia digital
Autor: Planeta Agostini
Género: Curso de fotografia
Data: 2009
Formato: ISO
Idioma: Português
:sinopse:
Planeta de Agostini acaba de lançar um curso de fotografia em DVD com o apoio da Canon e o site Olhares.
O DVD vem bem organizado com muitos pontos de interesse.
Dividido por temas e com entrevistas a fotografos de renome e famosos pelo seu trabalho.
Aconselhamos este curso a todos aqueles que querem evoluir no mundo da fotografia.
:features:
Clicar aqui para ver o conteúdo / Clicar para ocultar
Descrição dos 40 DVD"s!
1. DVD + Fichas Práticas
Tema: Viagens
Técnica/Teoria: A exposição
Técnica/Instrumentos: As câmaras: panorâmica
Técnica/Realização: O fluxo digital
A Fotografia de viagens
Na secção PRÁTICA deste DVD encontrará tudo o que precisa saber sobre fotografia de viagens: desde o equipamento mais adequado às suas necessidades, até à escolha dos objectos para conseguir fotos originais.
Na secção TÉCNICA apresenta-se, de uma forma simples, o sistema digital. Um verdadeiro fluxo de dados, que começa com o disparo da câmara, continua com a edição em computador e acaba com a imagem impressa. Nesta secção encontrará também os primeiros conselhos quanto ao enquadramento. Comece a pô-los em prática com a sua câmara. Na secção DENTRO DA IMAGEM comentam-se fotografias representativas de viagens, para aprender a ver as suas qualidades e defeitos e ajudá-lo assim a captar cada vez melhores fotos.
Na secção ENCONTROS o fotógrafo Franco Fontana fala das vantagens e da comodidade da fotografia digital. Esta é a primeira de uma série de entrevistas que o irão pôr em contacto com profissionais da fotografia. Além de um mito como Fontana, conhecerá também Daniela Borner, uma fotógrafa emergente. Detenha-se nas suas belíssimas fotos, das quais poderá extrair ideias para conseguir fotos de viagens mais originais.
2. DVD + Fichas Práticas
Tema: Gente
Técnica/Teoria: O sensor e o formato de gravação
Técnica/Instrumentos: SLR
Técnica/Realização: Os formatos das imagens
Gente
Na secção PRÁTICA deste DVD aprenderá a fotografar pessoas e a obter o melhor delas. Também descobrirá quais são as objectivas mais adequadas para cada foto, tendo em conta que uma boa relação entre o fotógrafo e a pessoa retratada é a base do sucesso de uma foto.
Na secção TÉCNICA conhecerá as características de uma reflex. Descobrirá porque tanto os fotógrafos amadores mais experientes como a maioria dos profissionais usam estas câmaras. Começará também a familiarizar-se com os diferentes formatos de ficheiros de imagens (JPG, RAW, etc.) e poderá comparar as suas vantagens e inconvenientes.
Na secção DENTRO DA IMAGEM encontrará muitos exemplos de fotografias de pessoas. Todas as imagens são comentadas para distinguir as suas qualidades e defeitos.
Na secção ENCONTROS, uma entrevista com Enrico Ricciardi, o fotógrafo das estrelas célebre pelos seus calendários, para além das fotos singularmente criativas de Rod Simeon, que lhe recomendará novas formas de fotografar pessoas.
3. DVD + Fichas Práticas
Tema: Noite
Técnica/Teoria: A qualidade da luz/sensibilidade
Técnica/Instrumentos: A câmara compacta
Técnica de Realização: O ruído digital
A noite
Na secção PRÁTICA deste DVD aprenderá a fotografar à noite, bastando-lhe para isso aplicar alguns truques e soluções que lhe apresentamos. Também aprenderá a fazer belas fotos com uma atmosfera que surpreenderá os seus familiares e amigos.
Na secção TÉCNICA o protagonista é o tripé. Este acessório pode tornar-se indispensável para fazer fotografias "como mandam as regras", como é o caso das fotos nocturnas ou quando são necessárias longas exposições.
Comprove como é fácil conseguir imagens perfeitas. Na secção DENTRO DA IMAGEM comentam-se algumas fotografias interessantes efectuadas em condições de pouca luz. Descobrirá como evitar erros e aprenderá a avaliar as qualidades de uma imagem. O desenvolvimento desta capacidade crítica é fundamental para a obtenção de fotos cada vez melhores.
Na secção ENCONTROS, apresenta-se uma entrevista com Franco Turcati, um dos fotógrafos italianos mais admirados no mundo da publicidade e da comunicação. Também viajámos até ao Japão para falar com o jovem fotógrafo Kenshi Daito, que nos explica o que está por detrás das suas maravilhosas fotografias.
4. DVD + Fichas Práticas
Tema: Cidade
Técnica/Teoria: A profundidade de campo/hiperfocal
Técnica/Instrumentos: Sacos, bolsas e mochilas
Técnica de Realização: Os níveis
Cidade
Na secção PRÁTICA deste DVD encontrará os conselhos que podem ajudá-lo a tornar-se um repórter urbano, as recomendações necessárias para escolher e utilizar o equipamento apropriado para as suas aventuras fotográficas urbanas. Aprenderá a valorizar as geometrias da cidade e a reconhecer os atractivos de cada um dos momentos do dia.
Na secção TÉCNICA aborda-se o tratamento das fotos; um processo chave para obter bons ficheiros digitais e para os imprimir da melhor forma possível. Descobrirá também quais os componentes do computador, indispensáveis para a correcta gestão e tratamento das imagens.
Na secção DENTRO DA IMAGEM são comentadas interessantes fotos urbanas que o ajudarão a descobrir as qualidades e os defeitos de uma imagem e poder, assim, fazer fotos cada vez melhores.
Na secção ENCONTROS duas jovens e apaixonadas fotógrafas vão acompanhá-lo à descoberta das suas cidades e das suas formas de as entenderem. Entre a frenética Tóquio e a Londres underground, não deixarão de lhe dar curiosas ideias para ver a sua cidade com um olhar novo e curioso, divertindo-se e divertindo.
5. DVD + Fichas Práticas
Tema: Macrofotografia
Técnica/Teoria: Óptica/teoria
Técnica/Instrumentos: As objectivas
Técnica de Realização: O ficheiro RAW
Macrofotografia
Na secção PRÁTICA deste DVD descobrirá qual o equipamento apropriado para macrofotografia, as objectivas mais adequadas e as suas alternativas, bem como os acessórios e os conselhos para melhor fotografar, de perto, um mundo totalmente novo e fascinante.
Na secção TÉCNICA explicamos-lhe a importância de captar fotos no formato RAW, ou seja, o da câmara. Este formato oferece maior potencial de tratamento na fase de edição digital da imagem. Além disso, descobrirá a maravilhosa viagem da luz através do interior da câmara.
Na secção DENTRO DA IMAGEM comentam-se algumas representativas macrofotografias, para que aprenda a reconhecer as qualidades e os defeitos de uma foto e para ajudá-lo a obter fotos cada vez melhores.
Na secção ENCONTROS conhecerá dois apaixonados pela macrofotografia que lhe contarão as suas aventuras na natureza, em busca de pequenos tesouros escondidos, desde gotas de orvalho a borboletas ou pequenas flores.
6. DVD + Fichas Práticas
Tema: Desportos
Técnica/Teoria: A resolução
Técnica/Instrumentos: O computador
Técnica de Realização: Conversão para preto e branco
Desportos
Na secção PRÁTICA deste DVD explicam-se as técnicas necessárias para captar melhores fotografias num evento desportivo: como captar e congelar o movimento dos desportistas; como captar as reacções dos adeptos e como fotografar tudo o que rodeia a acção.
Na secção TÉCNICA descobrirá como funcionam a focagem automática e manual nas câmaras digitais.
Aprenderá também a escolher uma ou outra, de acordo com as condições de captação e com o sujeito que quer fotografar. No DVD explicam-se as principais características dos monitores de computador e a sua importância para uma correcta visualização das fotos digitais.
Na secção DENTRO DA IMAGEM comentam-se algumas fotografias significativas do mundo do desporto, para aprender a identificar os seus pontos fortes e os seus defeitos. O objectivo é o de tornar as suas fotos sempre melhores.
Na secção ENCONTROS conhecerá dois profissionais da fotografia desportiva, que lhe revelarão as curiosidades e segredos do trabalho de um fotógrafo, durante os eventos desportivos mais importantes, desde regatas de vela até aos Jogos Olímpicos.
7. DVD + Fichas Práticas
Tema: Desporto
Técnica/Teoria: Focar
Técnica/Instrumentos: Ecrã ou monitor
Técnica de Realização: Eliminar elementos indesejáveis
Preto e Branco
Na secção PRÁTICA deste DVD descobrirá como conseguir que fotos digitais elegantes e atractivas a preto e branco. Desde sempre, em fotografia, o preto e branco foi uma forma de expressão de grande impacto.
Na secção TÉCNICA aprenderá do que depende e como controlar a profundidade de campo no momento de fazer uma foto. Também se explicam nesta secção diferentes métodos para optimizar a conversão das suas imagens digitais para preto e branco.
Na secção DENTRO DA IMAGEM comentam-se espectaculares fotos a preto e branco, para aprender a apreciar as qualidades e descobrir os defeitos de uma imagem. O objectivo é, como sempre, que as suas fotos sejam cada dia melhores.
Na secção ENCONTROS conhecerá o repórter fotográfico Giovani Diffidenti, que documenta e narra, sempre a preto e branco, as histórias que decorrem em muitos países do mundo. Também poderá apreciar o trabalho da jovem Jingna Zhang.
8. DVD + Fichas Práticas
Tema: Retrato
Técnica/Teoria: O movimento
Técnica/Instrumentos: Suportes de memória (diferenças)
Técnica de Realização: O histograma
Retrato
Na secção PRÁTICA deste DVD aprenderá diferentes técnicas de focagem para retrato. Descobrirá também como iluminar correctamente o sujeito e quais as horas do dia mais apropriadas para fazer a suas fotos.
Na secção TÉCNICA encontrará os conselhos necessários para fazer retratos fora do comum, dando destaque ao movimento e ao dinamismo do sujeito retratado. Ainda nesta secção, são explicados todos os segredos de um dos instrumentos mais importantes para a edição de fotos digitais: as curvas.
Na secção DENTRO DA IMAGEM comentam-se alguns retratos significativos com que aprenderá a valorizar as qualidades e os defeitos de uma foto. Pratique estes conselhos e conseguirá fotos cada vez melhores.
Na secção ENCONTROS conhecerá o célebre fotógrafo Oliviero Toscani, grande comunicador e permanente centro de atenções pelas suas invulgares imagens. Entrevistamos também a jovem Eleanor Hardwick, que com apenas 15 anos é já uma talentosa aspirante a fotógrafa.
9. DVD + Fichas Práticas
Tema: Espectáculo
Técnica/Teoria: Iluminação com o flash
Técnica/Instrumentos: Impressoras
Técnica de Realização: As curvas
Espectáculos
Na secção PRÁTICA deste DVD explicamos-lhe como é importante conhecer o tipo de evento que vai fotografar e a sua localização, para saber onde pode posicionar-se e quais as condições de captação. Descobrirá também qual é o equipamento mais apropriado para a fotografia de espectáculos, num teatro, num concerto ou numa festa popular.
Na secção TÉCNICA encontrará conselhos para uma iluminação correcta com flash. Aprenderá também a conhecer um dispositivo muito importante para a digitalização de imagens: o scanner.
Na secção DENTRO DA IMAGEM comentam-se algumas interessantes fotografias de espectáculos, para prender a avaliar as respectivas qualidades e defeitos e poder fazer fotos cada vez melhores.
Na secção ENCONTROS conhecerá dois fotógrafos italianos, Alice Pedroletti e Valerio Ferrario, especialistas em fotografia de espectáculos. Habituados a trabalhar nos plateaux cinematográficos com actores e directores de fotografia – ou a captar fotos à boca de cena, para conseguir imagens de grupos musicais ou bandas – vão desvendar-lhe os segredos e dar a conhecer os atractivos da sua profissão.
10. DVD + Fichas Práticas
Tema: Animais
Técnica/Teoria: Luz natural
Técnica/Instrumentos: Scanner
Técnica de Realização: Carimbo clone
Animais
Na secção PRÁTICA deste DVD aprenderá até que ponto é importante dialogar com o sujeito. Embora se trate de um animal, observá-lo e estabelecer com ele uma relação cordial é indispensável para se conseguir uma boa foto. Também descobrirá como enfrentar diferentes situações de captação, para ser capaz de imortalizar um animal em liberdade, no cativeiro, na água... ou passeando pela casa.
Na secção TÉCNICA encontrará os conselhos necessários par aproveitar ao máximo a luz natural. Em interiores, em exteriores ou em contraluz, a luz natural é sempre um recurso a considerar. Além do mais, descobrirá uma interessante e por vezes divertida ferramenta do Photoshop: o carimbo de clonagem.
Na secção DENTRO DA IMAGEM comentam-se algumas fotografias significativas do tema, para que aprenda a valorizar as qualidades e os defeitos de uma imagem. Ao aprender com todos os pormenores conseguirá que as suas fotos sejam cada vez melhores.
Na secção ENCONTROS conhecerá Guido Bissattini e Luca Bracali, dois grandes viajantes que fotografaram quase todas as espécies de animais do mundo.
11. DVD + Fichas Práticas
Tema: Glamour e nu
Técnica/Teoria: A cor
Técnica/Instrumentos: Flash externo
Técnica de Realização: A selecção 1
Nu e glamour
Na secção PRÁTICA deste DVD explicamos-lhe até que ponto é importante estabelecer uma relação de confiança e de respeito com o sujeito das suas fotos de nus. Também descobrirá como utilizar a luz da melhor maneira possível e quais são as objectivas mais apropriadas para este tipo de fotografia. Encontrará ainda úteis conselhos para poder criar imagens de grande impacto e beleza.
Na secção TÉCNICA oferecem-se conselhos sobre a utilização dos flashes externos, fiéis companheiros da fotografia de estúdio. Descobrirá também os segredos da cor e aprenderá a efectuar selecções eficazes no Photoshop.
Na secção DENTRO DA IMAGEM comentamos algumas fotografias significativas de nus e de glamour, para aprender a identificar as respectivas qualidades e defeitos e poder assim fazer fotos cada vez melhores.
Na secção ENCONTROS conhecerá Settimio Benedusi, conhecido fotógrafo de moda para as revistas mais prestigiadas do sector. Também entrevistamos Elisa Lazo de Valdez, uma jovem fotógrafa que nos revelará a sua forma peculiar de interpretar a foto de nus.
12. DVD + Fichas Práticas
Tema: Cerimónias
Técnica/Teoria: Multimédia
Técnica/Instrumentos: Projectos/leitores DVD
Técnica de Realização: O espaço cor
Cerimónia
Na secção PRÁTICA deste DVD entenderá a importância de se conhecerem as localizações e os momentos-chave da cerimónia que se pretende fotografar. Descobrirá como obter as melhores fotos dos protagonistas, um a um ou em grupo, fazendo-os posar ou utilizando um estilo de reportagem jornalística.
Na secção TÉCNICA encontrará conselhos sobre como conseguir um correcto balanço (equilíbrio) de brancos e resolver assim um problema com que tantas vezes nos defrontamos na fotografia de cerimónias. Descobrirá também como regular a exposição para conseguir resultados em condições específicas de captação.
Na secção DENTRO DA IMAGEM comentam-se algumas fotografias significativas de cerimónias, para aprender a apreciar as qualidades e identificar os defeitos de uma foto e poder aperfeiçoar cada vez mais as suas próprias fotos.
Na secção ENCONTROS conhecerá Settimio Benedusi, fotógrafo toscano que retrata casais que chegam de outros países para se casarem em Itália. Também lhe apresentamos Gianluca Catzeddu, especialista em imagem digital, que lhe falará sobre a importância da pós-produção, adaptada à fotografia digital.
13. DVD + Fichas Práticas
Tema: Vídeo
Técnica/Teoria: Elementos básicos para o uso de uma vídeocâmara
Técnica/Instrumentos: Vídeocâmaras
Técnica de Realização: Software para a montagem de vídeo
Vídeo
Na secção PRÁTICA deste DVD descobrirá como a fotografia se pode transformar em vídeo e vice-versa; que soluções adoptar no momento de captação e como efectuar enquadramentos surpreendentes utilizando a câmara fotográfica na modalidade de vídeo.
Na secção TÉCNICA conhecerá os elementos de uma câmara de vídeo digital, os suportes de gravação mais utilizados e as modalidades de importação das imagens em movimento, para edição em computador.
Na secção DENTRO DA IMAGEM comentam-se alguns exemplos de vídeos realizados através da animação de fotografias. Encontrará também inspiração para criar surpreendentes apresentações de diapositivos.
Na secção ENCONTROS conhecerá David Pepe, premiado realizador e criador de vídeos, autor de curtas-metragens cinematográficas que descrevem emoções e sensações através daquilo que se pode definir como vídeo interior. Conhecerá também Nicola Scodellaro, especialista em design gráfico, grafismo em movimento e edição de vídeo, que lhe explicará como transformar um vídeo num projecto para televisão.
14. DVD + Fichas Práticas
Tema: Arquitectura
Técnica/Teoria: O ponto de gravação e composição
Técnica/Instrumentos: Objectiva tilt-shift
Técnica de Realização: A selecção 2
Arquitectura
Na secção PRÁTICA aprenderá a resolver, no momento da captação, algumas situações problemáticas relacionadas com a fotografia da arquitectura, como as deformações de perspectiva. Descobrirá ainda que a luz tem uma importância fundamental na ênfase de linhas, geometrias, volumes e espaços.
Na secção TÉCNICA explicamos-lhe como funcionam as objectivas descentráveis. Estes dispositivos são de grande utilidade na fotografia arquitectónica, pois permitem a correcção das linhas de fuga e a captação de imagens com uma perspectiva correcta.
Na secção DENTRO DA IMAGEM analisam-se algumas fotos para comprovarmos como os profissionais solucionam os problemas relacionados com a fotografia de arquitectura. Uma análise construtiva que tem como objectivo conseguir que melhore, diariamente, a qualidade das suas fotos.
Na secção ENCONTROS conhecerá Marco Introini e Adriano Pecchio, dois profissionais da fotografia de arquitectura. O primeiro, apaixonado pelo preto e branco, prefere captações em exteriores, enquanto que o segundo nos revela alguns segredos da fotografia de interiores.
15. DVD + Fichas Práticas
Tema: Efeitos especiais
Técnica/Teoria: Balanço do branco/efeitos criativos
Técnica/Instrumentos: Filtros
Técnica de Realização: Máscara de contraste
Efeitos especiais
Na secção PRÁTICA deste DVD descobrirá como criar efeitos especiais fotográficos no momento da captação. São explicadas algumas técnicas de disparo, como a multiexposição ou o uso de filtros aplicados sobre a objectiva da câmara.
Na secção TÉCNICA aprenderá a regular o balanço dos brancos, para criar um ambiente especial nas suas fotos e conseguir efeitos espectaculares. Descobrirá ainda os truques que se escondem por detrás de imagens aparentemente difíceis de captar. Verá, por fim, como aplicar com êxito os filtros digitais do Photoshop.
Na secção DENTRO DA IMAGEM comentamos algumas fotos com efeitos especiais. Aprenderá a descobrir as suas qualidades e defeitos; o melhor caminho para conseguir que as suas fotos sejam efectivamente interessantes.
Na secção ENCONTROS conhecerá Masimo Lovati e Livio Ansaldi. O primeiro, fotógrafo profissional e reconhecido artista, que desde há anos experimenta técnicas especiais para conseguir efeitos únicos, concretamente na fotografia desportiva. O segundo é um mestre do retoque fotográfico, cujo trabalho se encontra presente nas imagens de muitíssimas campanhas publicitárias.
16. DVD + Fichas Práticas
Tema: Submarina
Técnica/Teoria: A impressão
Técnica/Instrumentos: Caixas submersíveis
Técnica de Realização: Preparar o ficheiro para impressão
Subaquática
Na secção PRÁTICA deste DVD aprenderá a criar imagens excepcionais da flora e da fauna submarinas. Descobrirá, além disso, como enfrentar alguns problemas colocados pela presença da água e pela ausência de uma iluminação natural adequada.
Na secção TÉCNICA verá como proteger o seu equipamento fotográfico da água e do sal, graças ás caixas estanques especiais. Aprenderá também a preparar correctamente um ficheiro digital para imprimir.
Na secção DENTRO DA IMAGEM comentam-se algumas fotos subaquáticas significativas para aprender a identificar as qualidades de uma imagem e poder obter melhores fotos.
Na secção ENCONTROS conhecerá Jean-Claude Uldry, fotógrafo publicitário especializado e grande amante do mar e das suas esplêndidas paisagens submarinas. Conhecerá também Francesca Pezzuti, fotógrafa, e Massimo Rotunno, criador de vídeos, ambos guias e instrutores subaquáticos que o acompanharão à descoberta dos fundos marinhos mais atractivos.
17. DVD + Fichas Práticas
Tema: Auto-retrato
Técnica/Teoria: Internet e web
Técnica/Instrumentos: Fotómetro
Técnica de Realização: Preparação do ficheiro para a web
Auto-retrato
Na secção PRÁTICA deste DVD descobrirá todos os segredos de um tipo de fotografia muito especial: o autoretrato. Aprenderá a enfrentar os desafios de estar à frente e atrás da objectiva da maneira mais criativa. Também aprenderá como fazer úteis fotos no formato "passe" de uma forma simples e divertida.
Na secção TÉCNICA descobrirá os pormenores do funcionamento do fotómetro e também como se preparam os ficheiros para a Internet. Verá ainda como pode ser útil e interessante partilhar as suas fotos na Web.
Na secção DENTRO DA IMAGEM comentam-se alguns significativos auto-retratos, para aprender a avaliar as qualidades e os defeitos de uma imagem e poder assim fazer fotos cada vez melhores.
Na secção ENCONTROS conhecerá dois jovens fotógrafos muito populares na Internet: Sara Lando e Federico Erra. Ambos se iniciaram na fotografia através do auto-retrato e converteram-se em grandes retratistas cujas fotos são publicadas em revistas de moda
18. DVD + Fichas Práticas
Tema: Paisagem
Técnica/Teoria: Ambientação
Técnica/Instrumentos: Os cavaletes
Técnica de Realização: Níveis de ajuste
Paisagens
Na secção PRÁTICA deste DVD descobrirá como melhorar as suas fotos de paisagens. Basta reparar nas geometrias, nas linhas e nas cores daquilo que o rodeia. Verá também como pode ser fundamental o ponto de vista, para compor melhor a cena e obter fotografias únicas.
Na secção TÉCNICA descobrirá quais são as vantagens e as desvantagens do modo Picture Style da câmara digital. Explicamos-lhe também como se limpa o sensor nas reflex digitais, uma operação importante e delicada.
Na secção DENTRO DA IMAGEM comentamos algumas fotografias significativas de paisagens, para aprender a distinguir qualidades e defeitos, com o objectivo de sempre: melhorar as suas fotos.
Na secção ENCONTROS conhecerá Roberto Mancuso, fotógrafo de estúdio, apaixonado pela fotografia panorâmica... e não apenas por paisagens. Também entrevistamos Suzana Latini, entusiasta de fotografia, que documenta com simplicidade e doçura toda a beleza das extraordinárias paisagens do seu país, o Brasil.
19. DVD + Fichas Práticas
Tema: Fotografia urbana
Técnica/Teoria: O centro de interesse
Técnica/Instrumentos: Discos duros externos
Técnica de Realização: Velvia/x-processing
Fotografia de rua
Na secção PRÁTICA deste DVD descobrirá quais são os sujeitos clássicos da fotografia de rua, como deve aproximar-se deles e como tornar-se invisível para poder captar o espírito errante da rua.
Na secção TÉCNICA explica-se como conseguir uma composição correcta das imagens no momento da captação, valorizando o sujeito e excluindo os elementos dispensáveis. Descobrirá também a importância dos discos rígidos externos para as cópias de segurança dos seus dados e aprenderá a simular o efeito Lomo com Photoshop.
Na secção DENTRO DA IMAGEM comentam-se alguns exemplos significativos da fotografia de rua, para que possa aprender a identificar os pontos fortes e os defeitos das imagens. Como temos repetido, uma análise crítica que o ajudará a ser um melhor fotógrafo.
Na secção ENCONTROS conhecerá Alessandro Simonetti, um jovem fotógrafo que trabalha em Nova Iorque e documenta a vida das ruas desta cidade. Também poderá descobrir o trabalho de Deborah Delasio, outra apaixonada por fotografia que colecciona imagens captadas nas cidades por onde viaja.
20. DVD + Fichas Práticas
Tema: Transparência e reflexos
Técnica/Teoria: Limpeza do sensor/manutenção
Técnica/Instrumentos: Profundidade
Técnica de Realização: Corrigir os fundos/crop
Transparências e reflexos
Na secção PRÁTICA deste DVD descobrirá como ultrapassar com sucesso situações de captação muito críticas, como a fotografia de objectos transparentes e cromados. Aprenderá a escolher a iluminação e as ferramentas apropriadas para evitar que os efeitos de reflexos indesejados apareçam nas fotos.
Na secção TÉCNICA descobrirá como se comporta a luz e qual a importância concreta do ângulo de incidência. Em fotografia de estúdio, estes são conceitos fundamentais para saber colocar correctamente as fontes de luz em cada situação de captação. Explicamos-lhe ainda como melhorar as suas fotos com simples ajustes em Photoshop.
Na secção DENTRO DA IMAGEM comentam-se algumas fotografias de objectos transparentes e reflectores que o ajudarão a descobrir os pontos fortes e os pontos fracos de uma imagem.
Na secção ENCONTROS conhecerá Lester Weiss e Paolo Cecchin, dois grandes amantes da fotografia que prestam uma infinita atenção aos pormenores. O primeiro procura belos reflexos e sobreexposições e o segundo leva aos limites a edição digital.
21. DVD + Fichas Práticas
Tema: Natureza morta
Técnica/Teoria: Equilibrar as fontes luminosas
Técnica/Instrumentos: Painéis reflectores
Técnica de Realização: Simular a profundidade de campo/blur
Natureza morta
Na secção PRÁTICA deste DVD descobrirá quais são os instrumentos mais apropriados para fazer fotografias de naturezas mortas, como efectuar movimentos basculantes para resolver problemas de focagem e, finalmente, como compor atractivas imagens com a ajuda de pequenos truques na preparação do cenário otográfico.
Na secção TÉCNICA explica-se como aproveitar a iluminação pontual para obter fotos perfeitamente expostas. Aprenderá a utilizar os painéis reflectores, elementos imprescindíveis na fotografia de naturezas mortas.
Na secção DENTRO DA IMAGEM comentam-se algumas fotografias representativas de naturezas mortas. A análise destas imagens tem um só objectivo: ajudá-lo a melhorar os seus conhecimentos como fotógrafo.
Na secção ENCONTROS conhecerá os fotógrafos Marco Moscadelli e Phil Holland. O primeiro é um reconhecido fotógrafo especializado em naturezas mortas, que colabora na criação de campanhas publicitárias de grandes marcas; o segundo vive em Los Angeles, onde trabalha como especialista em montagem cinematográfica.
22. DVD + Fichas Práticas
Tema: Ar, água, fogo, terra
Técnica/Teoria: Efeitos de distorção e compressão
Técnica/Instrumentos: Modificadores de luz
Técnica de Realização: Juntar mais fotos
Ar, Água, Fogo, Terra
Na secção PRÁTICA deste DVD descobrirá a melhor maneira de fotografar a água, a neve e o fogo. Trata-se de situações de captação complexas, que obrigam a ser cuidadoso com a exposição para conseguir resultados correctos e imagens de impacto. Também verá como aproveitar estes elementos naturais para conseguir efeitos
criativos especiais.
Na secção TÉCNICA analisa-se um sistema de captação muito útil para situações em que é difícil conseguir uma exposição correcta: o bracketing. Verá ainda como colocar o monitor do seu computador para ver sempre as fotografias da melhor maneira possível.
Na secção DENTRO DA IMAGEM comentam-se algumas fotografias significativas dos elementos da natureza para aprender a reconhecer as qualidades e os defeitos de uma imagem. Uma análise crítica, mas construtiva, para melhorar a sua técnica fotográfica.
Na secção ENCONTROS conhecerá as fotógrafas Patrizia Savarese e Laura Rizzi, que se distinguem por uma produção fotográfica de grande sensibilidade e beleza. Elas explicam-nos o seu percurso artístico e a sua atracção pela natureza e pelos seus elementos.
23. DVD + Fichas Práticas
Tema: Alimentos
Técnica/Teoria: Gravação em série
Técnica/Instrumentos: Ecrãs (flare)
Técnica de Realização: Plug-ins
Alimentos
Na secção PRÁTICA deste DVD descobrirá como conseguir os melhores resultados na fotografia de alimentos. Aprenderá a escolher os sujeitos mais apropriados e a incluir na cena os pormenores e acessórios que tornarão os pratos mais "apetitosos". Conhecerá ainda
a figura do home economist, um estilista especializado em fotografia de alimentos confeccionados.
Na secção TÉCNICA explica-se o funcionamento do fotómetro para luz incidente. Descobrirá também o que é e como corrigir a aberração cromática, um defeito óptico de algumas objectivas de longa distância focal. Aprenderá ainda a colorir imagens a preto e branco utilizando as técnicas de retoque de Photoshop.
Na secção DENTRO DA IMAGEM comentam-se algumas fotografias de alimentos para que possa aprender a descobrir as suas qualidades e defeitos e possa, assim, fazer fotos cada vez melhores.
Na secção ENCONTROS conhecerá a jovem Claudia Castaldi, que fez da paixão pela fotografia de alimentos a sua profissão. Entrevistamos também Riccardo Marcialis, outro especialista que nos conta como se iniciou no mundo da fotografia.
24. DVD + Fichas Práticas
Tema: Grupos
Técnica/Teoria: Iluminar com o flash
Técnica/Instrumentos: Multiplicadores focais, etc
Técnica de Realização: Colorir uma imagem a P/B
Grupos
Na secção PRÁTICA deste DVD descobrirá como fotografar grupos de pessoas em interiores e exteriores. Aprenderá a retratar bandas de música ou cantores solistas e a transmitir a emoção das suas canções através das suas fotos.
Na secção TÉCNICA entraremos no mundo das objectivas e das câmaras de brinquedo, um universo que oferece grandes possibilidades criativas a baixo preço. Descobrirá também como juntar diferentes fotos de um grupo, com Photoshop Elements, ou como efectuar a correcção da cor com Photoshop.
Na secção DENTRO DA IMAGEM comentam-se algumas
fotografias de grupos para que possa aprender a descobrir as suas qualidades e defeitos e poder assim aperfeiçoar a s suas próprias fotos.
Na secção ENCONTROS conhecerá os fotógrafos Edo Bertona e Gianluigi di Napoli. O primeiro é um reconhecido e várias vezes galardoado fotógrafo que explica como trabalha a reportagem social. Di Napoli, por sua vez, é um apreciado retratista cujas fotos são publicadas nas principais revistas europeias.
25. DVD + Fichas Práticas
Tema: Abstracta
Técnica/Teoria: O estilo fotográfico
Técnica/Instrumentos: Toy lens (lensbaby, lubot etc)
Técnica de Realização: Correcção da cor
Abstracta
Na secção PRÁTICA deste DVD aprenderá a ver para além do real, a procurar os pormenores, as formas e as cores que podem transformar-se em atractivas imagens abstractas. Para isso poderá servir-se dos tradicionais filtros fotográficos ou de outros fabricados por si.
Na secção TÉCNICA verá como nasce e se desenvolve o
estilo de um fotógrafo. Do enquadramento à escolha do equipamento e da iluminação ao tratamento, na fase de edição. Também irá descobrir como se utiliza um tablete gráfico e porque é tão apreciado pelos profissionais da edição fotográfica.
Na secção DENTRO DA IMAGEM comentam-se algumas fotografias abstractas para aprender a detectar as suas qualidades e defeitos. O objectivo é fazer com que consiga obter cada vez melhores fotografias.
Na secção ENCONTROS conhecerá os fotógrafos Franco Donnagio e Giancarlo Maiocchi. O primeiro é um fotógrafo consagrado de publicidade que se dedicou à Fine-Art e cujas fotos a preto e branco são expostas em todo o mundo. O segundo é um dos fotógrafos que mais experimentou o domínio digital e criativo.
26. DVD + Fichas Práticas
Tema: Moda
Técnica/Teoria: Hi-key/low-key
Técnica/Instrumentos: Wireless (sem fios)
Técnica de Realização: Retocar a pele
Moda
Na secção PRÁTICA deste DVD descobrirá como obter belas fotos de moda, desde a correcta reprodução dos tecidos até à criação de imagens capazes de interpretar um estilo de vida.
Na secção TÉCNICA aprenderá a fazer fotos com as técnicas Hi-Key e Low-Key, escolhendo o sujeito e a iluminação adequados. Também verá como aproveitar as opções de ligações sem fios das câmaras reflex.
Na secção DENTRO DA IMAGEM comentamos algumas fotos de moda para que possa aprender a identificar as qualidades e os defeitos de uma imagem, o que o ajudará a fazer fotos cada vez melhores.
Na secção ENCONTROS conhecerá um dos melhores fotógrafos de moda: Gian Paolo Barbieri. Ao longo da sua brilhante carreira fotografou colecções dos maiores estilistas italianos e internacionais e retratou a elegância e o estilo de mulheres elegantíssimas e de celebridades inesquecíveis do mundo do espectáculo. Contribuiu para
a realização das mais belas páginas de publicações sobre
moda e campanhas publicitárias que passaram à história.
27. DVD + Fichas Práticas
Tema: Memória e recordação
Técnica/Teoria: Zooming & panning
Técnica/Instrumentos: Suportes de impressão
Técnica de Realização: Filtros/Software
Memória Visual
Na secção PRÁTICA deste DVD descobrirá qual a importância da fotografia como meio para recordar e guardar informação, sensações e emoções de um lugar ou de um momento especial. Aprenderá também a efectuar divertidos exercícios de memória para melhorar a sua técnica de captação.
Na secção TÉCNICA verá como guardar as fotos em álbuns e molduras com belos acabamentos, e como partilhá-las, usando molduras digitais ou páginas web de photosharing.
Na secção DENTRO DA IMAGEM comentamos algumas fotos significativas relacionadas com a memória visual, para aprender a detectar as suas qualidades e defeitos. Como sempre o objectivo será o de melhorar as suas fotos.
Na secção ENCONTROS conhecerá Cláudia Acuti e Isabella Zamboni, duas fotógrafas que, juntas, realizam excelentes retratos de crianças para importantes revistas do sector da moda infantil. Também entrevistamos Mara Briono, uma jovem fotógrafa que partilha as suas imagens poéticas e irreverentes na Internet.
28. DVD + Fichas Práticas
Tema: Reportagem
Técnica/Teoria: Reprodução de objectos em 2D
Técnica/Instrumentos: Tabela gráfica
Técnica de Realização: Restaurar fotos antigas
Interiores
Na secção PRÁTICA deste DVD aprenderá a escolher as objectivas apropriadas para a captação em interiores e a iluminar correctamente os ambientes. Também lhe explicamos o que é e em que consiste a fotografia imersiva.
Na secção TÉCNICA descobrirá um interessante método de iluminação chamado de luz pincelada, que aplica efeitos especiais do tipo pictórico, de grande impacto na imagem. Encontrará também alguns conselhos para guardar ficheiros digitais.
Na secção DENTRO DA IMAGEM comentam-se algumas fotografias de interiores, para que aprenda a distinguir as qualidades e os defeitos de uma imagem e possa, assim, fazer fotos cada vez mais perfeitas.
Na secção ENCONTROS conhecerá Beppe Raso e Leo Torri, dois destacados fotógrafos de interiores, capazes de revelar a elegância dos elementos decorativos e do design. Irão partilhar consigo alguns truques do ofício e relatar as suas experiências neste apaixonante sector da fotografia.
29. DVD + Fichas Práticas
Tema: Interiores
Técnica/Teoria: Pintar com a luz
Técnica/Instrumentos: Instrumentos de calibração de ecrã
Técnica de Realização: Fluidificar
Reportagem
Na secção PRÁTICA deste DVD descobrirá qual é o equipamento mais adequado para a fotografia de reportagem e quais são os aspectos a ter em conta quando nos dispomos a efectuar um trabalho fotográfico deste tipo. Verá também uma excelente reportagem fotográfica que o ajudará a entender como contar uma história com fotografias.
Na secção TÉCNICA aprenderá a transformar a sua câmara compacta numa super-compacta, com muitos acessórios úteis e outros, simplesmente curiosos. Também verá como o grão e o ruído das fotos podem deixar de ser um problema para se transformarem num meio de expressão.
Na secção DENTRO DA IMAGEM comentam-se algumas interessantes fotografias de reportagens, para aprender a ver as suas qualidades e defeitos e poder assim fazer fotos cada vez melhores.
Na secção ENCONTROS conhecerá os fotógrafos Marko Tradito e David Dutto. O primeiro, fotógrafo de moda, que fez também interessantes reportagens. O segundo é autor de muitos livros de fotografia sobre temáticas sociais de grande importância.
30. DVD + Fichas Práticas
Tema: Fotografia com flash
Técnica/Teoria: Inclinação/planos de focagem
Técnica/Instrumentos: Formato médio e grande formato
Técnica de Realização: Arquivar o ficheiro digital
Fotografia com Flash
Na secção PRÁTICA deste DVD descobrirá como usar o flash de estúdio e os práticos flashes externos. Também se explica como se pode modificar, direccionar e suavizar a luz, utilizando os instrumentos apropriados (caixas de luz, cones ou grelhas ninho de abelha).
Na secção TÉCNICA conhecerá o mundo da impressão fotográfica Fine Art, com os seus valiosos suportes e cuidados acabamentos. Descobrirá também as características e as utilizações das câmaras digitais de formato médio.
Na secção DENTRO DA IMAGEM comentamos algumas fotografias significativas efectuadas com iluminação de flash, para aprender a ver as qualidades e os possíveis
defeitos de uma imagem.
Na secção ENCONTROS conhecerá David Hobby, guru da fotografia com flash, que no seu blogue Strobist ensina a iluminar adequadamente utilizando apenas flashes externos. Também entrevistamos Sílvia Baglioni, jovem fotógrafa italiana de moda, que nos transporta a um mundo de elegância surrealista.
31. DVD + Fichas Práticas
Tema: Fotografia aérea
Técnica/Teoria: Iluminação para nus
Técnica/Instrumentos: Luzes contínuas v/s flash (estúdio)
Técnica de Realização: HDR
Beleza
Na secção PRÁTICA deste DVD descobrirá como iluminar correctamente um cenário de beleza e como valorizar a maquilhagem e a beleza do rosto da modelo. Aprenderá também a realizar simples mas eficazes maquilhagens criativas.
Na secção TÉCNICA conhecerá a história, as características e os usos dos espaldares digitais. Poderá também realizar alguns exercícios de iluminação para aprender a iluminar as suas fotografias de forma criativa.
Na secção DENTRO DA IMAGEM comentamos algumas fotografias de beleza para que possa aprender a ver as qualidades e os defeitos de uma imagem e assim fazer fotos cada vez melhores.
Na secção ENCONTROS conhecerá o fotógrafo de beleza Antonio Schiavano, capaz de retratar a beleza feminina com grande mestria técnica. Também conhecerá Monica Antonelli, conhecida artisticamente como "Monimix", uma fotógrafa cada vez mais apreciada.
32. DVD + Fichas Práticas
Tema: Fotografia e arte
Técnica/Teoria: Ângulos de incidências da luz
Técnica/Instrumentos: Soft box/guarda-chuva
Técnica de Realização: Mudar o fundo de uma foto
Retoque Fotográfico
Na secção PRÁTICA deste DVD descobrirá como retocar as fotografias para conseguir resultados credíveis, coerentes, e simultaneamente de grande impacto. Ficará a conhecer também quais são os instrumentos que se utilizam para modificar a iluminação das imagens e aprenderá a efectuar criativas fotomontagens.
Na secção TÉCNICA conhecerá o mundo da fotografia estereoscópica e aprenderá a envelhecer com Photoshop os protagonistas das suas fotos, o que será um exercício divertido, para além de útil.
Na secção DENTRO DA IMAGEM comentamos algumas imagens retocadas para que possa aprender a detectar as qualidades e os defeitos de uma imagem e poder assim fazer fotos cada vez melhores.
Na secção ENCONTROS conhecerá Roberto Cecato, fotógrafo brasileiro que desde há vários anos trabalha em Itália, criando elegantes naturezas mortas e fotos de estúdio. Conhecerá também Alice Rosati que, entre Milão e a Grécia, trabalha como fotógrafa de beleza.
33. DVD + Fichas Práticas
Tema: Fotografia científica
Técnica/Teoria: Fazer fotos em condições extremas
Técnica/Instrumentos: Smoke machines & co.
Técnica de Realização: Distorção da lente/aberrações
Retoque Fotográfico II
Na secção PRÁTICA deste DVD descobrirá como aplicar a técnica de chroma key para fotografar sujeitos e posteriormente, na edição, colocá-los sobre fundos e situações diversas. Também aprenderá a iluminar correctamente o fundo e a reduzir o tempo de edição digital das captações.
Na secção TÉCNICA verá que a fotografia é utilizada para edição em 3D e aprenderá a fotografar texturas e sujeitos da forma mais apropriada para este fim. Também descobrirá os segredos dos métodos de fusão de Photoshop e aprenderá a criar personagens fantásticas.
Na secção DENTRO DA IMAGEM comentamos algumas fotos significativas, que foram retocadas com o objectivo de lhe evidenciar as respectivas qualidades e defeitos. À medida que aplicar estas técnicas nas suas fotos, elas ficarão cada vez melhores.
Na secção ENCONTROS conhecerá Armando Rebatto, fotógrafo publicitário de grande experiência que trabalha em campanhas internacionais, pautadas por grande criatividade. Entrevistamos também Caitlin Worthington, jovem profissional que gosta de fazer retratos com uma grande carga criativa.
34. DVD + Fichas Práticas
Tema: O portfólio e a exposição
Técnica/Teoria: Reproduçaõ de quadros
Técnica/Instrumentos: Grey card/color checker/expodisc
Técnica de Realização: A compressão/técnicas evolutivas
Indústria
Na secção PRÁTICA deste DVD descobrirá como fotografar cada aspecto da produção industrial numa empresa. Aprenderá a manejar a luz em situações complexas e a documentar e descrever as actividades que as pessoas desenvolvem nos seus trabalhos.
Na secção TÉCNICA explicam-se os diferentes meios em que poderá visualizar a s suas imagens, desde o monitor de televisão à projecção vídeo, passando pelos smartphone. Conhecerá as características das câmaras super grandes-angulares e, graças instruções muito simples, ficará habilitado a fazer cartões de visita fotográficos de aspecto profissional.
Na secção DENTRO DA IMAGEM comentam-se algumas fotos significativas para aprender a identificar as qualidades e defeitos de uma imagem e conseguir assim fotografias cada vez melhores.
Na secção ENCONTROS entrevistamos os fotógrafos Gianni Canali e Carola Merello, que contam com uma longa experiência no mundo da fotografia e da reportagem industrial.
35. DVD + Fichas Práticas
Tema: Preparar um estúdio
Técnica/Teoria: Luzes especiais (ultravioleta...)
Técnica/Instrumentos: Cubelite & co.
Técnica de Realização: Pincéis/carimbos
Fotografia e Arte
Na secção PRÁTICA deste DVD descobrirá como obter imagens digitais de obras de arte, quadros e esculturas. Verá também como fotografar instalações artísticas e como se relacionam a pintura e a fotografia.
Na secção TÉCNICA aprenderá a conhecer as características e os possíveis usos da luz contínua e do flash. Descobrirá como iluminar um cenário para fotografar nus, para conseguir efeitos inspirados na arte da pintura. Verá também como conseguir belas imagens com a tecnologia HDR.
Na secção DENTRO DA IMAGEM aprenderá a identificar as qualidades e defeitos de uma imagem, graças aos comentários sobre algumas importantes obras de arte.
Na secção ENCONTROS conhecerá os fotógrafos Silvio Wolf e Girgio Majno, qua além de leccionarem em diversos países, são criadores de uma importante produção artística a nível internacional.
36. DVD + Fichas Práticas
Tema: Licenças de uso para fotografias
Técnica/Teoria: Organizar um portfólio
Técnica/Instrumentos: Mesa luminosa/mesa still life
Técnica de Realização: Máscaras
Fotografia Científica
Na secção PRÁTICA deste DVD descobrirá como a fotografia é usada para fins científicos, enquanto ferramenta de documentação e investigação. Concretamente, verá como conseguir atractivas esculturas líquidas, congelando cada movimento de uma gota de água enquanto cai.
Na secção TÉCNICA aprenderá a iluminar superfícies mistas, com o tipo e direcção de luz adequados para conseguir resultados uniformes e coerentes. Também lhe evidenciamos as diferenças técnicas mais importantes entre uma caixa de luz e um guarda-sol.
Na secção DENTRO DA IMAGEM aprenderá a detectar as qualidades e os defeitos de uma imagem, graças aos comentários sobre algumas fotografias significativas de âmbito científico.
Na secção ENCONTROS conhecerá Daniele Broja, do estúdio Fotoscientifica de Parma, que desde há anos consegue fundir com grande mestria a fotografia publicitária e as soluções para a reprodução, restauro e recuperação de obras de arte.
37. DVD + Fichas Práticas
Tema: Fotografia "extrema"
Técnica/Teoria: Iluminação de estúdio
Técnica/Instrumentos: Indispensáveis (pinças, elásticos)
Técnica de Realização: Acções/batch
Fotografia Extrema
Na secção PRÁTICA deste DVD descobrirá o fascinante mundo da fotografia aérea, Percorrerá a sua história e a sua evolução e conhecerá todos os aspectos desta técnica fotográfica. Aprenderá a captar imagens em situações extremas e a aplicar a técnica do gigapan.
Na secção TÉCNICA ensinamo-lo a captar com a sua câmara o instante fugaz em que um balão rebenta. Também lhe apresentamos as características das câmaras tropicalizadas, ideais para situações de captação de dificuldade extrema.
Na secção DENTRO DA IMAGEM evidenciamos-lhe as qualidades e os defeitos de algumas imagens captadas em situações extremas. Observando-as e analisando-as retirará ensinamentos para melhorar a qualidade das suas fotos.
Na secção ENCONTROS conhecerá Giulio Archinà e Ugo Ratti, dois fotógrafos profissionais especialistas em fotografia aérea. Voando em asa delta ou em helicóptero, fotografaram maravilhosas paisagens de Itália que, vistas das alturas, adquirem um novo e especial atractivo.
38. DVD + Fichas Práticas
Tema: Um dia com... fotógrafo de moda
Técnica/Teoria: A inspiração
Técnica/Instrumentos: Gobos
Técnica de Realização: Protecção das imagens
Arquivar as fotografias
Na secção PRÁTICA deste DVD verá como podem ser geridas grandes quantidades de imagens e como se pode optimizar o fluxo de trabalho com elas. Descobrirá também a importância dos metadados associados às fotografias digitais.
Na secção TÉCNICA aprenderá tudo o que precisa de saber sobre o formato DNG e descobrirá como carregar na Internet imagens de grande resolução, graças à função Zoomify. Também lhe revelamos como fazer provas de contacto com Photoshop e Adobe Lightroom.
Na secção ENCONTROS conhecerá Antonio e Roberto Tartaglioni, dois fotógrafos radicados em Bari que trabalham maioritariamente no âmbito da fotografia de interiores e de alimentos, em busca de imagens de grande impacto comunicacional. Conhecerá também Giorgio Fochesato, um jovem fotógrafo apaixonado pelas viagens que, com o seu vasto arquivo de imagens, abriu caminho no sector dos arquivos microstock.
39. DVD + Fichas Práticas
Tema: Um dia com... fotógrafo de publicidade
Técnica/Teoria: A profissão de fotógrafo (e o equipamento)
Técnica/Instrumentos: Props
Técnica de Realização: Pós produção
O portfólio e a exposição
Na secção PRÁTICA deste DVD aprenderá a escolher e organizar as fotografias que deve incluir no seu portfólio. Descobrirá também como se pode criar um portfólio on-line e como se prepara uma exposição fotográfica.
Na secção TÉCNICA vamos explicar-lhe como criar e conservar as impressões Fine Art. Descobrirá ainda o funcionamento e os efeitos das máquinas de fumo e de vento, muito utilizadas em fotografia de moda.
Na secção DENTRO DA IMAGEM encontrará mais alguns conselhos sobre como escolher e apresentar as imagens para um portfólio ou uma exposição.
Na secção ENCONTROS conhecerá Filippo Piantanida e Roberto Prosdocimo, dois fotógrafos que, com o nome de FRP2, desenvolvem projectos criativos muito valorizados nos círculos artísticos. Também entrevistamos Raffaela Lepanto, editora gráfica e fotógrafa de viagens, que lhe exporá o seu entendimento do mundo da fotografia.
40. DVD + Fichas Práticas
Tema: Um dia com... editor de fotografias e crítico fotográfico
Técnica/Teoria: Relãção profissão/arte
Técnica/Instrumentos: Uma agência de imagens
Técnica de Realização: Livros sobre arte fotográfica
Organizar o estúdio
Na secção PRÁTICA deste DVD verá como organizar e preparar um estúdio fotográfico. Aprenderá a escolher o equipamento mais indicado e a decidir quais os espaços a dedicar ao set, à maquilhagem e à pós-produção.
Na secção TÉCNICA descobrirá como captar um vídeo com uma câmara reflex de nova geração. Aprenderá a efectuar movimentos de câmara regulando a focagem de forma adequada e conseguindo interessantes jogos de desfocagem. Também lhe explicamos como corrigir os tons com Photoshop.
Na secção DENTRO DA IMAGEM encontrará alguns exemplos de imagens captadas num estúdio fotográfico.
Na secção ENCONTROS conhecerá Silvia Coluccelli, jovem fotógrafa especializada no retrato de moda infantil, que lhe revelará o caminho que percorreu até se especializar no trabalho fotográfico com crianças. Entrevistamos ainda uma outra admirada fotógrafa de publicidade, Sara Scamarcia.
:trailer:
http://www.youtube.com/watch?v=QaO0lkCXPzA# (http://www.youtube.com/watch?v=QaO0lkCXPzA#)
:megabeta:
(http://osreformados.com/images/bloqueado3.png)
:download:
:multihost:
(http://osreformados.com/images/bloqueado3.png)
:lu:
:notasdicas:
Links cedidos pelo membro
curas & links originais, directos, colecção completa by Grande KikoLYNE! Links multiup by KikoLyne, o melhor uploader de todos os tempos!
bom trabalho! :s;
keep going.... ;)
Excelente postadela.. vamos aguardar os restantes
:,ju
:o Não era algo que esperava encontrar por aqui :obrigado:
Já agora o tamanho total será algo a rondar quase os 200Gb?
Citação de: nnico28 em 18 de Maio de 2013, 18:00
:o Não era algo que esperava encontrar por aqui :obrigado:
Já agora o tamanho total será algo a rondar quase os 200Gb?
84GB mais ou menos ;)
:D :obrigado:
Obrigadão!
Estava mesmo à espera disto! Não acabei a coleção toda e gostava de acabar. Fiquei pelo Volume 34 e queria muito completar dfj.,
Já agora, vais por as fichas tb?
Obrigado e bom trabalho :D
muito obrigado
Citação de: rui_filipe em 20 de Maio de 2013, 15:41
Obrigadão!
Estava mesmo à espera disto! Não acabei a coleção toda e gostava de acabar. Fiquei pelo Volume 34 e queria muito completar dfj.,
Já agora, vais por as fichas tb?
Obrigado e bom trabalho :D
Só os dvds mesmo!
;)
Já não está nada mau!
Citação de: KikoLyne em 21 de Maio de 2013, 15:31
Só os dvds mesmo!
;)
Já não está nada mau!
Claro claro! Muito ja fazes tu :s;
Tenho aqui meia dúzia de fichas, se quiseres que eu partilhe é na boa :)
Partilha sim ;)
upa para o zippyshare ou outro servidor que adiciono ao tópico e mantenho os créditos a ti ;)
Abraço
A razão de não partilhar as fichas é porque não as tenho!
Cumprimentos :s;
Bem já estamos a meio de colecção!
Já falta pouco ;)
Excelente...
:obrigado: :D
Quando puderes reve ai o 19 que não consigo baixar
Citação de: janto4 em 23 de Maio de 2013, 19:20
Excelente...
:obrigado: :D
Quando puderes reve ai o 19 que não consigo baixar
Está tudo vivo.
A questão é q como freeuser só consegues sacar 2 de cada vez!
:D Obrigado :obrigado:
:o Obrigadooooooo!!! mesmooo! Salvou o lance! valeuuuuu! post de mestre! :s;
Curso totalmente upado!
Enjoy!
Olá companheiro...
Um favor (enorme).
O disco 35 está com problemas, a parte 3 deste disco não está disponível. :( , faz já algum tempo
Será que não se consegue recolocar isso de novo?
Todos os outros vieram na perfeição e já agora queria que a colecção não ficasse incompleta.
Obrigado... por tudo.
:thx:
desde já quero agradecer este post fabuloso :obrigado:
e depois queria pedir se não dava para repor os links dos dvd's 1/2/10/19 que estão parcialmente, ou todos off, ainda vou no dvd 20 por isso não sei se estarão mais no mesmo estado.
:thx:
Antes de mais muito obrigado por este excelente post. :s;
Queria pedir um favor o link do DVD 19 parte 5 está off, seria possivel colocar de novo?
:obrigado:
Amigo Catrola é só o DVD 19 que te falta?
Amigo Genio, até agora só falta esse. No dvd 19 a ultima parte.
Vou no dvd 22.
Se faltar mais algo entretanto eu mando msg.
:obrigado:
Correndo o risco de "me estar a atravessar" aqui têm o DVD 19
off
Atenção, estas partes não são compatíveis com as que eventualmente já tenham. Assim, vão ter de fazer o download de todo o DVD de novo.
Eu, ainda tenho em falta o DVD 35
...
Pessoal, os links do tema 10 - Animais estão fora do ar.
ajudem-me
tem muito outros fora do ar tambem.
O que está acontecendo?
Citação de: Genio em 03 de Julho de 2013, 07:14
Correndo o risco de "me estar a atravessar" aqui têm o DVD 19
(colocadas as tags code e hide)
Atenção, estas partes não são compatíveis com as que eventualmente já tenham. Assim, vão ter de fazer o download de todo o DVD de novo.
Eu, ainda tenho em falta o DVD 35
Muito obrigado Genio, :D
Espero que consigam por os outros que faltam....
Abraço :obrigado:
Aqui está então o DVD 25
Relembro que estas partes não são compatíveis com as anteriores. Assim, o download tem de ser feito na íntegra.
Peço mais uma vez para que, quem tiver o DVD 35 faça o favor de fazer o que estou a fazer. Esse é o único que me falta.
Pela minha parte, dentro das minhas possibilidades vou tentar re-partilhar aqueles que vão ficando Off.
Curso fotografia Planeta DeAgostini DVD 25 - Abstracta (http://osreformados.com/images/bloqueado3.png)
Editado por fatmen
Os links devem ser colocados [blink]sempre[/blink] com as tags [*hide][*code][*/hide][*/code] ( sem asteriscos )
Obrigado amigo Genio pela disponibilidade :,ju
DVD 31
Notem que que estas partes não são compatíveis com as anteriores. Assim, o download tem de ser feito na íntegra.
Curso fotografia Planeta Agostini DVD 31 - Beleza (http://osreformados.com/images/bloqueado3.png)
[/code]
Lembro... preciso do DVD 35
DVD 32
Notem que que estas partes não são compatíveis com as anteriores. Assim, o download tem de ser feito na íntegra.
Curso fotografia Planeta Agostini DVD 32 - Retoque fotografico 1 (http://osreformados.com/images/bloqueado3.png)
[/code]
Lembro... preciso do DVD 35 :aqui:
Amigos Kikolyne e Genio
Faltam-me os DVDs 24, 27, 28, 29, 34, 35, 36, 37, 38 e 39.
Têm alguns links off.
Se me puderem ajudar agradecia.
Sei que são muitos... :pensa:
Abraço
:obrigado:
o topico esta off, quando sera gerado novos links
mais de qualquer forma muito obrigado!http://osreformados.com/Smileys/default/Obrigado.gif
Links off!
Dá para por on outra vez?
Obrigado pelo empenho! 8)
Vou reupar tudo ;)
Em upload pessoal, toca a sacar.
Só depende de vocês os links ficarem vivos.
só vejo disponíveis para download 9 DVDs mais as fichas!
os restantes DVDs já não estão disponíveis???
cumps
boa tarde pessoal, estou com um problema relacionado com este tema e peço a vossa ajuda!!
de manha tentei fazer o download dos 9 DVDs aqui disponiveis, o programa que eu uso á muito tempo é o Jdownloader!
acontece que ao iniciar o Downloader dos DVDs, aparece a informação em cada um deles PLUGIN DESACTUALIZADO
já actualizei o Jdownloader e não consigo resolver esse problema, alguém me pode ajudar a resolver isto????
ou aconselham outro programa para fazer o download dos links???
cumps
Citação de: denis05 em 17 de Agosto de 2013, 15:59
boa tarde pessoal, estou com um problema relacionado com este tema e peço a vossa ajuda!!
de manha tentei fazer o download dos 9 DVDs aqui disponiveis, o programa que eu uso á muito tempo é o Jdownloader!
acontece que ao iniciar o Downloader dos DVDs, aparece a informação em cada um deles PLUGIN DESACTUALIZADO
já actualizei o Jdownloader e não consigo resolver esse problema, alguém me pode ajudar a resolver isto????
ou aconselham outro programa para fazer o download dos links???
cumps
Isto acontece frequentemente com o JDownloader.
Numa próxima actualização do programa o problema em principio ficará resolvido.
Em todo o caso podes sempre fazer o download no site de alojamento ou usar outro gerenciador de downloads.
Obrigado KikoLyne por esta dose :cerveja:
A aguardar mais uma carga assim que possível! :s;
:obrigado:
Fantástico trabalho! :s; Aguardamos por mais! :obrigado:
Citação de: denis05 em 17 de Agosto de 2013, 15:59
boa tarde pessoal, estou com um problema relacionado com este tema e peço a vossa ajuda!!
de manha tentei fazer o download dos 9 DVDs aqui disponiveis, o programa que eu uso á muito tempo é o Jdownloader!
acontece que ao iniciar o Downloader dos DVDs, aparece a informação em cada um deles PLUGIN DESACTUALIZADO
já actualizei o Jdownloader e não consigo resolver esse problema, alguém me pode ajudar a resolver isto????
ou aconselham outro programa para fazer o download dos links???
cumps
O que acontece é que excedes o limite diário de download do servidor, e por isso aparece a mensagem do plugin, mas é fácil resolver o problema, desligas e ligas o modem, ele gera um novo ip, e já podes sacar mais ;)
Galera .. todos os links estão fora do ar ..
Se alguem tiver os dvds abaixo, criem um torrent e compartilhem .. to precisando deles:
16 - 17 - 22 - 23 - 25 - 28 - 30 - 32 - 34 - 35 - 39 - 40
Os demais eu tenho. E quem precisar eu passo.
Vou upar mais uns dvd hoje, vai ficar tudo on.
Só consegui baixar 9 DVDs onde consigo os links para os próximos? Esse curso é fantástico, parabéns pelo post.
:obrigado: pelo trabalho. Só uma pergunta que vai parecer parva. Clico no link mas não consigo descarregar. Só me aparece publicidade. Alguém me pode explicar como começar a fazer os downloads? Se faz favor.
Obrigado pelo 10 e pelo 11, esperamos por mais! :obrigado:
Vou upar hoje cerca de 10 DVDs.
:)
Enjoy!
:obrigado: simplesmente fantástico!
O DVD 16 esta OFFLINE e o primeiro link do DVD17, tambem seria possivel o senhor verificar os links???
obrigado
Citação de: denis05 em 03 de Outubro de 2013, 20:08
O DVD 16 esta OFFLINE e o primeiro link do DVD17, tambem seria possivel o senhor verificar os links???
obrigado
Por vezes o servidor está em modo de manutenção, pelo que vi está tudo on!
Citação de: KikoLyne em 04 de Outubro de 2013, 01:38
Por vezes o servidor está em modo de manutenção, pelo que vi está tudo on!
tem razão, acabo de confirmar e o que dizia era que o servidor estava em manutenção eu pensei que fosse dos links mas não é, porque os mesmos já estão a fazer download!!!
peço desculpa pelo incomodo.
obrigado pelo excelente trabalho
Boas pessoal, curso totalmente reupado :)
Enjoy e por favor saquem, ajudem a manter os links vivos.
Tenho conta premium mas ao sacarem ajudam a manter os links vivos.
Um abraço e bom curso a todos!
Bom dia!!!
Os links do DVD 3 estão off... Por favor, alguém pode me ajudar?
Obrigado!
Citação de: Kapop em 29 de Outubro de 2013, 09:29
Bom dia!!!
Os links do DVD 3 estão off... Por favor, alguém pode me ajudar?
Obrigado!
Parte 3 reupada!
Enjoy!
Antes do mais os meus agradecimentos, e já agora será possivel corrigir
O link da parte 1 do Dvd 28 que não funciona por favor.
Mais uma vez um grande obrigado
Citação de: Big_Frog em 30 de Outubro de 2013, 01:20
Antes do mais os meus agradecimentos, e já agora será possivel corrigir
O link da parte 1 do Dvd 28 que não funciona por favor.
Mais uma vez um grande obrigado
Reupado :)
Por favor, não estou conseguindo baixar a primeira parte do DVD 3, só consigo baixar 16 MB do total de 1 GB.
Será que há algum problema no servidor? Já tentei fazer o download via Firefox, Opera e por gerenciadores de download porém todos deram o mesmo problema, só reconhecem 16 MB. Será que o problema só acontece aqui?
Obrigado e parabéns pelo sensacional lançamento!
Citação de: jenneraraujo em 13 de Novembro de 2013, 02:52
Por favor, não estou conseguindo baixar a primeira parte do DVD 3, só consigo baixar 16 MB do total de 1 GB.
Será que há algum problema no servidor? Já tentei fazer o download via Firefox, Opera e por gerenciadores de download porém todos deram o mesmo problema, só reconhecem 16 MB. Será que o problema só acontece aqui?
Obrigado e parabéns pelo sensacional lançamento!
Testei aqui e o problema deve ser mesmo dai meu caro.
Tente usar o jdownloader a ver.
Ou tente criar uma conta grátis para garantir melhor fiabilidade e velocidade do serviço.
Obrigado! Faz tempo que estava atrás destes DVD's.
Boas pessoal, a parti do DVD 14 os links estão fora do ar, alguém pode ajudar? Existem outros servidores? Obrigado.
Citação de: juniornovaes1976 em 11 de Janeiro de 2014, 02:48
Boas pessoal, a parti do DVD 14 os links estão fora do ar, alguém pode ajudar? Existem outros servidores? Obrigado.
Todos os links estão on!
muito :obrigado:
Show de Bola!!!
Baixando!
:obrigado:
a sacar muito obrigado pelo o que vi o curso esta espectacular
:D pela grande partilha :obrigado:
bom dia.
Estou a tentar sacar mas os DVD 13 parte 1 e 2, DVD 14, 15, 16, 19, 20 até ao 40 está-me a dizer que "This file is available for Premium Users only. "
Seria possível arranjar outros links por favor.
Desde já agradeço pela atenção.
obrigado
P!R@T@
Os links do fileom serão mudados e atualizados em breve.
Deixei de trabalhar com o fileom!
ok eu aguardo então
muito obrigado pela atenção e pela excelente partilha :obrigado:
Citação de: P!R@T@ em 27 de Fevereiro de 2014, 23:13
ok eu aguardo então
muito obrigado pela atenção e pela excelente partilha :obrigado:
Já pode sacar.
Mas eu deixei de suportar o fileom.
Contudo bom download
bom dia.
Estou a tentar sacar mas os DVD 16, 19, 20 até ao 40 está-me a dizer que "This file is available for Premium Users only. "
Seria possível recuperar os links por favor?
Desde já agradeço pela atenção.
obrigado
P!R@T@
A mim também me está a dar esta mensagem..
Obrigado
Deixei de trabalhar com o fileom.
Esperem novos links ou comprem premium e saquem os ficheiros.
Estou a adicionar mais links para sacarem de forma gratuita.
Se quiserem via fileom só mesmo com conta premium.
Se quiserem sacar de graça, saquem pelo filefrog, o sapo amigo :s; 8)
:obrigado:
:obrigado: pelos novos links :obrigado:
Reupado totalmente para o filefrog.
Bom download, e lembre-se, os links só ficam on se sacarem.
:s;
Download do Curso completo. Muito obrigado pelo o teu excelente trabalho :obrigado:
Acabei hoje o download! muito obrigado pelo excelente poste!
:obrigado: :love: :D :rir:
boa tarde amigos!
saquei este curso completo mas estou com um pequeno problema!
quando tento emular os DVDs no computador não consigo com programa nenhum o DVD arranca 2 segundos e depois não passa dali!
elguem aqui me pode explicar como fazem para ver os DVDs???
não me estava com grande apetite em gravar 40 DVDs, até porque nem tenho a certeza se a gravação vai funcionar direito ou se vou ter o mesmo problema como acontece com o emulador.
obrigado
Citação de: denis05 em 21 de Abril de 2014, 19:11
boa tarde amigos!
saquei este curso completo mas estou com um pequeno problema!
quando tento emular os DVDs no computador não consigo com programa nenhum o DVD arranca 2 segundos e depois não passa dali!
elguem aqui me pode explicar como fazem para ver os DVDs???
não me estava com grande apetite em gravar 40 DVDs, até porque nem tenho a certeza se a gravação vai funcionar direito ou se vou ter o mesmo problema como acontece com o emulador.
obrigado
Pode ser bad download.
Acontece.
Contudo tente emular usar o deamon tools ou o Alcohol 120%
Citação de: KikoLyne em 21 de Abril de 2014, 19:51
Pode ser bad download.
Acontece.
Contudo tente emular usar o deamon tools ou o Alcohol 120%
mas acontece-me esse problema nos 40 DVDs, é estranho ter dado bad download nos 40.
com o daemon tools já testei e não funciona, mais logo vou ver se arranjo o Alcohol 120% para ver se funciona.
boa tarde!!
o meu problema continua, não consigo visualizar o conteúdo dos DVDs, nem se emular no pc nem mesmo gravados em dvd!
pensado que fosse algum problema com o download anterior, hoje saquei 2 DVDs e o problema continua!
peço aos membros que sacaram este curso que tentem visualizar os DVDs e no caso de terem sucesso digam-me qual programa utilizam para emular os dvds, ou que programa usaram para gravar os dvds?
pois estou a desconfiar que alguns filles dos dvds estejam danificados.
obrigado
(P.S: problema resolvido, era falta de alguns codecs no meu PC. )
abraço
Boas desde já muito obrigado por colocares este curso kikolyne , começei a fazer a colecção mas depois perdi alguns numeros e acabei por não a acabar, queria saber se seria possivel voltar a colocar as fichas que vinham com os dVd's.
Muito Obrigado
Cumps
Citação de: joaovsmachado em 20 de Maio de 2014, 19:32
Boas desde já muito obrigado por colocares este curso kikolyne , começei a fazer a colecção mas depois perdi alguns numeros e acabei por não a acabar, queria saber se seria possivel voltar a colocar as fichas que vinham com os dVd's.
Muito Obrigado
Cumps
Vou tentar reupar de novo.Mas será a ultima vez.
Já upei isto mais de 5x.
Citação de: KikoLyne em 20 de Maio de 2014, 19:42
Vou tentar reupar de novo.Mas será a ultima vez.
Já upei isto mais de 5x.
OK obrigado
:thx: Muito bom o post... o FILESFROGS esta fora do ar... nao consegui baixar os DVD 37 38 e 39... tem como disponibiliza-los em outro host... tipo MEGA ??? GRATO. :D
Citação de: KikoLyne em 20 de Maio de 2014, 19:42
Vou tentar reupar de novo.Mas será a ultima vez.
Já upei isto mais de 5x.
Serei mais um dos interessados neste curso.
Obrigado por voltar a partilhar no forum.
Estarei a aguardar pela partilha.
Muito obrigado.
Citação de: mrmister2010 em 16 de Junho de 2014, 08:43
Serei mais um dos interessados neste curso.
Obrigado por voltar a partilhar no forum.
Estarei a aguardar pela partilha.
Muito obrigado.
Também espero ansiosamente que os link's voltem a estar on..
Apelo a quem tenha esta colecção completa que partilhe, infelizmente no momento em que estava a fazer os primeiros downloads os link's ficaram off, e fiquei pelo 7º cd.. :(
Fico a aguardar.
Obrigado.
Citação de: KikoLyne em 20 de Maio de 2014, 19:42
Vou tentar reupar de novo.Mas será a ultima vez.
Já upei isto mais de 5x.
Olá KikoLyne,
Não querendo abusar da tua boa vontade... sempre vais colocar novamente este curso de fotografia no forum (reupar com novos links)?
Agradecia que se fosse possível respondesses.
Grato pela tua atenção.
Boa noite.
Desde já obrigado por disponibilizares este curso
Queria saber se vais repor os links deste curso, é que também estou interessado.
Obrigado
:obrigado:
Irei repor os links entretanto :)
:obrigado: :D
Olá! Já foi upado novamente? Não encontrei os links, eu precisava a partir do 31, muito obrigado!!! :s;
por favor não deixem um tópico como este morrer.
Voltem a partilhar!
Grato pela ajuda que possam prestar.
Tenho a colecção completa, para o caso de não conseguirem recuperar os ficheiros todos..
Citação de: curas em 27 de Janeiro de 2015, 12:16
Tenho a colecção completa, para o caso de não conseguirem recuperar os ficheiros todos..
Eu nao tenho nenhum dos DVDs.
Estou a pedir desde Maio de 2014 para que alguem tenha a gentileza de voltar a partilhar.
Gostaria de adquirir a colecção completa se fosse possivel.
Se puder partilhar, ficaria muito agradecido.
Citação de: mrmister2010 em 27 de Janeiro de 2015, 12:26
Eu não tenho nenhum dos DVDs.
Estou a pedir desde Maio de 2014 para que alguém tenha a gentileza de voltar a partilhar.
Gostaria de adquirir a colecção completa se fosse possível.
Se puder partilhar, ficaria muito agradecido.
Eu também quero esta colecção.
Se poderes partilhar agradecia.
Irei publicar os links, mas ainda são uns megas valentes :)
Sem stress vou começar a carregar para a cloud..
:love:
Citação de: curas em 04 de Fevereiro de 2015, 20:21
Irei publicar os links, mas ainda são uns megas valentes :)
Sem stress vou começar a carregar para a cloud..
:love:
Quero desde já te agradecer e te felicitar pela iniciativa.
Muito obrigado mesmo!
Os novos links da colecção completa estão aqui..
Os agredecimentos devem ser dados ao
KikoLyne que disponibilizou inicialmente a colecção :)
:download:
:multihost:
(http://osreformados.com/images/bloqueado3.png)
:topactu:
Links cedidos pelo membro
curas
:D
:obrigado:
:love:
Olá dez de já quero agradecer, pelo excelente trabalho aqui feito.. :s;
À muito que tenho aguardado que o curso voltasse a estar disponíveis. :obrigado:
No entanto sou meio analfabeto nisto e gostava de contar com a vossa ajuda para me explicarem como gravar isto em DVD de forma correcta, de modo a ficar com os menus e tudo isso como nos DVD's originais.
Grande abraço!
:love:
Citação de: Raphael261189 em 12 de Fevereiro de 2015, 09:26
Olá dez de já quero agradecer, pelo excelente trabalho aqui feito.. :s;
À muito que tenho aguardado que o curso voltasse a estar disponíveis. :obrigado:
No entanto sou meio analfabeto nisto e gostava de contar com a vossa ajuda para me explicarem como gravar isto em DVD de forma correcta, de modo a ficar com os menus e tudo isso como nos DVD's originais.
Grande abraço!
:love:
Bom dia.
As maneira mais fácil que eu conheço para gravar esses ISO é instalas um programa de drives virtuais(daemoon tools), montas a imagem é gravar como se estivesses a copiar um DVD.
Boa noite, pessoal!!! Eu não consegui encontrar os novos links, poderiam me ajudar? Muito obrigado!!!
Citação de: pospunk em 15 de Fevereiro de 2015, 00:35
Boa noite, pessoal!!! Eu não consegui encontrar os novos links, poderiam me ajudar? Muito obrigado!!!
Estão no inicio do tópico.
:D Legal!!
Bom dia.
Já existem novos links? não consegui encontrar.
Obrigado pela partilha.
Cumps
Boas, amanha ja começo a fazer upload dos ficheiros em falta..
:love:
Citação de: curas em 16 de Abril de 2015, 21:32
Boas, amanha ja começo a fazer upload dos ficheiros em falta..
:love:
Venham lá eles , pois este curso continua a ter uma grande procura . Desde já agradeço
Boas , seria possivel voltar a upar estes DVDs ? . Fiacaria bastante agradecido :)
Os Links que estão em falta são os seguintes : Até ao DVD 7 , DVD9 , DVD 10 , DVD 11, DVD 19, DVD 20 , DVD26 , DVD 32 , DVD 33 , DVD 36 , DVD 40
Todos os outros estão activos , agradeço por este excelente post pois fotografia é a minha area :s;
:topactu:
(http://i.imgur.com/ZemCf.png)
Adicionados 2 links directos!
Dá sempre jeito!
:love:
:love:
Links renovados like a boss!
:love:
:obrigado:
:D
muito obrigado por partilhar :s;
Boas Amigos nao consigo os links :(
:cerveja: