Os Yazoo (conhecidos nos Estados Unidos como Yaz) foram uma dupla britânica de synthpop, formada em Basildon, Essex.
Eles tiveram algumas músicas no Top 10 britânico no início da década de 80. Foi formada no final de 1981, pelo ex-Depeche Mode, o compositor Vince Clarke (sintetizador) e a cantora Alison Moyet (vocal), assinando pelo selo Mute Records, no Reino Unido.
O single de estreia "Only You" (o lado B tinha o hit "Situation"), foi lançado a 15 de Março de 1982 e alcançou a posição n°. 2 nas tabelas. Os Yazoo lançaram apenas dois álbuns de estúdio: Upstairs at Eric's, em 1982, e You and Me Both, em 1983.
Pouco depois, Moyet e Clarke decidiram terminar com a dupla. Moyet seguiu uma carreira solo, enquanto Clarke fundou os The Assembly (com o produtor Eric Radcliffe) e, logo depois, os Erasure, outra dupla de synthpop (desta vez, com o cantor Andy Bell).
Os Yazoo reuniram-se em 2008 para uma tournée na Europa e nos Estados Unidos com o lançamento de uma box set com os maiores sucessos e duas músicas inéditas..
Apesar da curta duração, os Yazoo continuam a influenciar e inspirar muitas bandas de hoje, incluindo LCD Soundsystem, Shiny Toy Guns e Blaqk Audio, entre outros.
Discografia
Álbuns de estudio:
1982 Upstairs at Eric's
1983 You and Me Both
Compilações:
1999 Only Yazoo - The Best of Yazoo
2008 In Your Room
Singles e EPs:
1982 "Only You" - Upstairs at Eric's
1982 "Don't Go" - Upstairs at Eric's
1982 "Situation" - Upstairs at Eric's
1982 "The Other Side of Love" - Upstairs at Eric's
1983 "Nobody's Diary" - You and Me Both
1983 "Walk Away From Love" - You and Me Both
1990 "Situation" (1990 remix)
1999 "Only You" (1999 Mix) - The Best of Yazoo
1999 "Don't Go"/ "Situation" (new remix) - The Best of Yazoo
1999 "Situation" (new remix) - The Best of Yazoo
2008 "Nobody's Diary"- In Your Room
2008 "Reconnected"4 - In Your Room
