Autor Tópico: [Single] Luiz Rego - Amor Novo (1970) *fraty*  (Lida 379 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

fraty

  • Reformado
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 8
  • -Recebidos: 10015
  • Mensagens: 5735
  • País: pt
  • Sexo: Masculino
  • nosce te ipsum
[Single] Luiz Rego - Amor Novo (1970) *fraty*
« em: 25 de Abril de 2015, 20:12 »
Luiz Rego - Amor Novo (Single) (1970) *fraty*:guit:




:info:

Interprete : Luiz Rego
Album : Amor Novo (Single)
Ano : 1970
Género : Intervenção
Ficheiros : 2
Codificação : MP3
Velocidade de Bits : 320
Qualidade : Boa
Extras : Sim


:tracklist:

Lado A

01 - Amor Novo


Lado B

01 - Quadras Soltas


:screenshots:

Clicar aqui para ver conteúdo escondido (Passar cursor para mostrar conteúdo)


:musica:

https://www.youtube.com/watch?v=3PNWml4Ad7E&feature=youtu.be


:download:

:megabeta:
 

:lu:

:notasdicas:

Ao Luis ou ao Mário o meu obrigado,desculpem é por não me lembrar quem é que me enviou este.
Em relação ao interprete e ao disco em si,fui beber ás palavras do Samuel "cantigueiro" (o seu a seu dono),para vos dár mais informação sobre este interprete tão esquecido.....enfim,ainda bem que não me pagam para ser critico....

Tem mais oito anos de idade do que eu, o que faz com que em 1961 já fosse um jovem de dezassete. Nesse mesmo ano recusou-se a ir para a guerra em Angola e partiu para França. Aí, passou pelos mais diversos e pesados trabalhos, para sobreviver, até que, quando trabalhava num restaurante, veio a conhecer os amigos que o acompanhariam por muitos anos.
Ajudou a fundar os grupos de música rock “Les Problèmes” e “Les Charlots”. Este segundo tornou-se um caso extraordinário de sucesso, sendo hoje um daqueles grupos de “culto” obrigatórios para toda uma geração de franceses. Era um grupo que apostava na comédia teatral e musical, o que os levou a fazer dezenas de filmes e séries de televisão.
O nosso emigrante, mais tarde, foi em busca de temas mais “sérios” e virou-se para os palcos de teatro (com sucesso) mesmo tendo continuado a estar ligado ao cinema... até hoje.
Quando, bem antes do 25 de Abril, o seus “Les Problèmes” ficaram famosos, foram convidados para actuar em Portugal. Para mostrar que não estava distraída, a PIDE prendeu-o por alguns meses, altura em que os companheiros de aventuras “rockeiras” lhe dedicaram, e gravaram, uma canção intitulada “Ballade à Luís Rego, prisonnier politique”.
Regressado a Paris, sentiu a necessidade de gravar um pequeno disco, desta vez cantado em português, onde brilhava, do lado A, a canção do vídeo de hoje e, do lado B, umas surpreendentes “Quadras soltas” de Fernando Pessoa embrulhadas numa espécie de “bossa nova”. A primeira, é o “Amor novo”. As duas têm música de sua autoria e o disco foi editado em 1970.
Bem antes das poucas passagens na rádio portuguesa, um tal José Afonso, um dia, em Setúbal, em 1971/72, fez-me ouvir este disco do Luís Rego, gabando a modernidade dos arranjos e fazendo votos para que a sua produção de canções em português viesse a ter continuação (o que não veio a acontecer, que eu saiba).
Resumindo, é um artista português, com uma carreira recheada de sucessos, regular e reconhecida ao longo dos últimos 50 anos. Durante todo este tempo tem vindo a Portugal, regularmente... sem que ninguém dê conta disso. Tal é a atenção que os nossos órgãos de comunicação dão a estas coisas...
« Última modificação: 25 de Abril de 2015, 20:17 por fraty »

JorgeFMF

  • Reformado
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 50598
  • -Recebidos: 3716
  • Mensagens: 5274
  • País: tv
  • Sexo: Masculino
  • Gangster
Re: [Single] Luiz Rego - Amor Novo (1970) *fraty*
« Responder #1 em: 26 de Abril de 2015, 11:41 »
Mais um cantor poeta de tempos idos... :pensa:

-Muito bom! :D

-Abraço! :,ju