Autor Tópico: Homenagem a Carlos Pinto Coelho  (Lida 469 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

rnash

  • Reformado
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 0
  • -Recebidos: 2051
  • Mensagens: 9355
Homenagem a Carlos Pinto Coelho
« em: 17 de Dezembro de 2010, 16:13 »
Homenagem a Carlos Pinto Coelho






Carlos Pinto Coelho passou por vários meios de informação, mas foi com «Acontece» que ficou na memória dos portugueses. Foi coordenador e apresentador do magazine diário de cultura durante quase dez anos, entre 1994 e 2003, na RTP2, um programa cancelado pela direcção de José Rodrigues dos Santos e envolto numa polémica com o então ministro Morais Sarmento.

Com o fim do «Acontece» - programa marcado pela frase que o encerrava «E assim acontece» - Pinto Coelho afastou-se do pequeno ecrã, tendo regressado de forma discreta muito recentemente. Em 2008 e 2009 gravou a «Emissão Especial» no Dia Mundial do Teatro para a RTP Memória com a presença de actores, encenadores e pessoas do meio. Este ano, arrancou com o espaço «Conversa Maior».

Também se entregava à fotografia, tendo tido várias exposições em nome próprio e o livro «As I See It», com imagens que pode ver aqui

Código: [Seleccione]
http://tiny.cc/ivqok


A 19 de Março deste ano, o jornalista foi agraciado pelo governo francês com a comenda das artes e letras pelo seu papel relevante na aproximação de Portugal e França no campo da cultura.

Era também comendador da Ordem do Infante - insígnia atribuída pelo Presidente da República Jorge Sampaio, em 2000.

Foi distinguido também com vários prémios jornalísticos, como o Prémio Bordalo (1995), Prémio Gazeta (1997).

O antigo jornalista da RTP nasceu em Lisboa, a 18 de Abril de 1944, mas foi logo no ano seguinte para Moçambique, onde viveu cerca de 20 anos, até 1963. O regresso à Metrópole ficou a dever-se à frequência do curso de Direito.

Em 1968, entrou para o «Diário de Notícias» como repórter, tendo quatro anos depois partido para Moçambique como alferes miliciano do Exército durante um ano.

Pinto Coelho foi fundador do «Jornal Novo», passou pela direcção da revista «Mais» e foi redactor da «Vida Mundial». Na rádio, esteve na «TSF», «Antena 1» e «Rádio Comercial». Na RTP, chegou a director de Programas entre 1986 e 1989.

O jornalista deixa em registo escrito alguns livros, como «A Meu Ver», «Do Tamanho do Mundo» ou «De Tanto Olhar». E ainda «Assim Acontece - 30 Entrevistas Sobre Tudo... E o Resto», livro publicado em 2007 e cujo título acaba por ser também agora uma espécie de epitáfio.

Morreu ontem, aos 66 anos.


Na sua página do Facebook são já muitas as palavras de sentido pesar e homenagem.

Código: [Seleccione]
http://www.facebook.com/pages/ACONTECE/120806991277243?v=wall

Paz à sua alma.