O grupo Bananas foi formado em 1981. Inicialmente queriam ser uma banda de ska.
Em 1982 concorrem ao Festival Só-Rock (Rock em Stock/7Up) que ganharam mas acabaram por recusar gravar o disco a que tinham direito. Jorge Romão vai tocar para os GNR.
Em 1983 o grupo assina com a EMI e editam um single, produzido por Moz Carrapa, com os temas "Identidade" e "Virgens-Impulsos". A formação que gravou este disco incluía João Loureiro (voz e teclas), João Ferraz (guitarra, Paulo Faro (bateria) e Chico Monteiro (baixo).
O grupo encurta o nome para Ban e editam o mini-LP "Alma Dorida": quatro temas originais num disco sem teclas, só com guitarra, voz, baixo e bateria. Destacam-se o tema-título e "Pantomina".
Em 1985 dão vários concertos em Espanha mas estão parados alguns meses. Em Dezembro desse ano reaparecem na 3ª edição do Ciclo Novo Rock ao Vivo onde contaram com a prestação de Zezé Garcia (Urb) e de Emanuel Ramalho, este em substituição de Paulo Artur Faro.
Em Outubro de 1986 é lançado o máxi "Santa"(2), produzido por Ricardo Camacho e considerado por João Loureiro a primeira tentativa "pop" dos Ban. O disco incluía os temas "Santa", "Portugal" e "Ultramar".
O grupo opta por um som ainda mais pop e entra para o grupo a cantora Ana Deus. Em Abril de 1988 é editado o álbum "Surrealizar". Os maiores sucessos deste disco são "Irreal Social", "Encontro com Mr. Hyde" e "Num Filme Pop". É lançado um máxi-single com remixes de "Irreal social" e "Brouhaha".
Em Julho de 1989 é lançado o álbum "Música Concreta" que inclui os temas "Excesso Aqui", "Euforia" e "Dias Atlânticos", entre outros. Para o grupo tinham entrado os músicos Rui Fernandes (saxofone) e Ricardo Serrano (teclas).
No início de 1991 é editado o disco "Mundo de Aventuras" que inclui temas como "Mal de sol" e "Displiciente" (ambos com a voz de Ana Deus), "Rosa, Flor", "Segredo" ou "Pá-rá- rá". O arranjo do tema "Mundo de Aventuras" foi feito com bocadinhos de todas as outras músicas. "Pequeno Amor" aparece apenas na edição em CD.
O Máxi-Single "Mundo de Aventuras" incluía duas versões do tema ("Mundo Remix" e "Extended Mix") e "Pequeno Amor".
Em Fevereiro de 1992 é lançada a compilação "Documento 83-86" que inclui os temas do início da carreira do grupo.
Por motivos diversos - uns elementos tinham outras opções de vida e devido a algum cansaço - os Ban dão por encerradas as suas actividades.
Em 1994 é lançada uma colectânea com os maiores sucessos do grupo: "Num Filme Sempre Pop". A primeira edição incluía um Cd-bónus com as versões máxi-single.
Nesta ocasião o grupo ainda faz uma digressão final, com Emília no lugar de Ana Deus, mas que serviu apenas para colocar uma pedra final no agrupamento.
Curiosidades:
(1) No primeiro espectáculo que deram usaram uma vestimenta tipo safari.
(2) Ana Deus chegou a fazer audições para os Madredeus mas entretanto foi viver para o Porto .
(4) Rui Fernandes, ainda com 16 anos, participou nas gravações do disco "Surrealizar".
COMENTÁRIOS:
«(acabamos) por motivos diversos. Uns elementos tinham outras opções de vida e, talvez, algum cansaço. Depois de os "Ban" terem acabado, lancei o disco dos "Zero". Entretanto saiu uma colectânea dos "Ban" e fizemos ainda uma digressão final que serviu para colocar uma pedra final no agrupamento. Por outro lado, na música, como em tudo na vida, é necessário saber parar. Eu prefiro que os "Ban" sejam vistos, e o próprios "Zero", como marcos fundamentais na música moderna portuguesa e serem relembrado com saudade, do que se continuar a fazer coisas sem prazer, com resultados piores.» JL
"Fizemos desde canções suaves e agradáveis até música de dança, até ao limite com coisas bastante agressivas" como Euforia e Ritualizar" JL
ELEMENTOS:
João Loureiro
João Ferraz
Chico Monteiro
Paulo Faro
Ana Deus
Rui Fernandes
Ricardo Serrano
Emília
DISCOGRAFIA:
Identidade/Virgens-Impulsos (Single, EMI, 1983)
Alma Dorida (Mini-LP, EMI, 1984)
Santa (Máxi, EMI, 1986)
Surrealizar (LP, EMI, 1988)
Irreal Social (Remix) (Máxi, EMI, 1988)
Encontro com Mr. Hyde/Era Uma Vez (Single, EMI, 1988)
Música Concreta (LP, EMI, 1989)
Mundo de Aventuras (LP, EMI, 1991)
Mundo de Aventuras (Remix) (Máxi, EMI, 1991)
COMPILAÇÕES:
Documento 83-86 (Compilação, EMI, 1992)
Num Filme Sempre Pop - O Melhor dos Ban (Compilação, EMI, 1994)
Irreal Social - Colecção Caravela (Compilação, EMI, 1999)
NO RASTO DE...
João Loureiro, João Ferraz e Rui Fernandes juntam-se a Alexandre Soares e formaram o projecto The Song Experience que depois mudaria de nome para Zero.
João Loureiro, depois dos Zero e do lançamento da compilação dos Ban, dedicou-se exclusivamente às actividades de advogado e empresário. Também foi presidente do Boavista Futebol Clube.
Ana Deus juntou-se a Regina Guimarães para formar os Três Tristes Tigres.
Emília lançou um disco a solo onde colaboraram João Ferraz e João Loureiro, abandonando depois a música em troca de uma profissão ligada à moda.
João Ferraz escreveu as músicas do álbum das Antilook (que teve letras de João Loureiro). Em 2001 formou os Magenta que lançaram um álbum pela Universal.
Francisco Monteiro e Paulo Faro fizeram parte da primeira formação dos DR Sax.
Rui Fernandes fez parte dos DR Sax e Checkpoint Charlie. É professor de música.
Ricardo Serrano colabora com os Três Tristes Tigres. Tem também um projecto ao vivo de "música de Filmes" com Ana Deus.
Paulo Faro é escultor e designer.
Também colaboraram com os Bananas nomes como João Paz (mais tarde nos Terra Mar) e Jorge Romão (nos GNR).
